A Hydro, líder nos setores de alumínio e energia, definiu como meta alcançar zero emissões líquidas até 2050. As mudanças incluem a implementação de políticas e ações concretas para atingir esse objetivo nas operações da empresa globalmente. Em Barcarena, no Brasil, a Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo fora da China, já começou a transição para fontes de energia menos poluentes, utilizando gás natural e energia solar desde o primeiro trimestre de 2024.
Na mesma linha, a Atlas Renewable Energy, companhia internacional líder em soluções de energia renovável na América Latina, em parceria com a Hydro REIN, braço de soluções em energia renovável da Hydro, e a Albras, a maior consumidora de eletricidade do Brasil, anunciaram o início da operação das usinas solares fotovoltaicas Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG).
O Complexo Boa Sorte, composto por vários empreendimentos, é fruto de um contrato de 20 anos entre a Albras e a Atlas Renewable Energy e garante cerca de 12% da demanda total de energia da companhia no período de 2025 a 2044.
Com uma capacidade instalada de 438 MW, o parque solar de Boa Sorte tem o potencial de gerar 920 GWh anuais, o equivalente a abastecer mais de 394 mil residências. “O Boa Sorte é um projeto emblemático por ter sido nosso primeiro PPA de geração de energia limpa para a Albras, que repetiu a parceria em Vista Alegre, ainda em construção”, destaca Fábio Bortoluzo, diretor da Atlas no Brasil.
Instalado em área equivalente a 1.152 estádios do Maracanã, a construção do complexo de Boa Sorte demandou 16.584 toneladas de estruturas metálicas e somou mais de 2 milhões de homens-hora trabalhados. A utilização de tecnologias avançadas permitiu o gerenciamento integrado em tempo real e contribuiu para antecipar em dois meses a entrada em operação do projeto.
Marcela Jacob, head da Hydro Rein no Brasil, destaca a importância desse marco para os projetos de energia renovável da Hydro no país: “Este é um importante marco para os projetos da Hydro REIN no Brasil, considerado um mercado estratégico para a empresa. É mais um passo para atingir nossa missão de desenvolver soluções renováveis para a indústria.”
João Batista Menezes, CEO da Albras, destaca o compromisso da empresa com a produção de alumínio verde e a transição para uma economia mais sustentável: “Com os investimentos em fontes de energia renováveis, consolidamos nossa estratégia de suprimento de energia de longo prazo, bem como diversificamos nossa matriz energética e reforçamos o nosso compromisso de fazermos parte da solução para a transição verde.”
Fonte: Assessoria de Comunicação
Uma resposta