Os partidos políticos de Barcarena realizaram convenções para oficializar seus candidatos nas eleições municipais de 2024. Três chapas foram homologadas para disputar a Prefeitura do município de Barcarena, que possui o nono maior eleitorado do Pará, conta com 101.278 eleitores registrados para as eleições de outubro.
Na terça-feira (30 de julho), a federação PT, PC do B e PV realizou sua convenção no Espaço Nobre, no bairro da Betânia. Durante o evento, o ex-vereador Luiz Leão foi oficializado como candidato a prefeito pelo PT, juntamente com candidatos a vereador e vice-prefeito. A convenção contou com a presença de lideranças locais.
Na sexta-feira (02), o Partido Progressistas (PP) e o MDB realizaram uma grande convenção no ginásio municipal Antonio Carlos Vilaça, em Vila dos Cabanos. O atual prefeito Renato Ogawa e a vice-prefeita Cristina Vilaça foram confirmados como candidatos à reeleição pelo PP. O evento também contou com a apresentação dos candidatos ao legislativo de Barcarena pelas duas siglas, com a presença dos deputados Lú Ogawa e Keniston Braga, além de representantes dos partidos da base de apoio (União Brasil, Avante, PDT, PL, Republicanos e PSD).
No sábado (03), o partido Rede Sustentabilidade lançou a candidatura de Zezinho Baratão a prefeito de Barcarena, com Midian Ribeiro como vice. Zezinho Baratão, ex-vereador de Colares, disputa a prefeitura pela primeira vez, assim como Midian, representante de comunidades quilombolas. Durante a convenção, também foram apresentados os candidatos a vereador do partido.
As convenções partidárias, liberadas desde 20 de julho, seguem até hoje, 5 de agosto. Após esse período, os partidos têm até 15 de agosto de 2024 para registrar suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro é necessário para que os candidatos possam concorrer oficialmente e iniciar suas campanhas eleitorais.