A Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A. recebeu permissão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena (SEMADE) para iniciar a instalação de redes de distribuição de energia elétrica nas ilhas da região. A publicação no Diário Oficial da União, feita em 06 de agosto de 2024, anuncia que licenças abrangem as Redes de Distribuição de Energia Elétrica – RDR 34,5 kV “Ilha das Onças P1/P2/P3/P4/P5/P6” e “Ilha Arapiranga P1/P2”, localizadas no município de Barcarena. (VEJA A PUBLICAÇÃO).
Licenças da Equatorial Pará: o que significam?
A Licença de Instalação autoriza o início das obras, garantindo que o projeto cumpre as normas ambientais e de engenharia, permitindo a construção sem causar danos significativos ao meio ambiente. Já a Autorização de Supressão Vegetal permite a remoção controlada de vegetação necessária para a construção das redes de energia, com critérios rigorosos para preservar a biodiversidade e cumprir com as exigências legais de compensação ambiental.
Reivindicações
Em julho deste ano, moradores ribeirinhos das ilhas de Barcarena realizaram um protesto bloqueando o tráfego de embarcações pelo Rio Mucuruçá devido à falta de energia elétrica que afeta cinco comunidades da região. O ato, ocorrido no dia 26 de julho, foi pacífico e acompanhado pela Marinha do Brasil e representantes da Equatorial Pará.
No dia do protesto, a Equatorial informou que a solução para o fornecimento de energia nas ilhas entre Barcarena e Belém dependia da construção de uma rede de distribuição de 200 quilômetros, incluindo 49 travessias de rios, além da reforma da rede existente e que as obras estariam programadas para começar em outubro deste ano e beneficiarão cerca de dois mil ribeirinhos.
Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo