Na última semana, uma operação de fiscalização realizada pela Polícia Civil de Vila dos Cabanos, em conjunto com a Superintendência do Patrimônio da União – SPU, com apoio da SEMADE, visou combater atos ilícitos relacionados à invasão de terras públicas em Barcarena.
De acordo com informações repassadas à reportagem do Portal Barcarena, a ação identificou uma série de crimes ambientais, incluindo desmatamento de extensas áreas e derrubada de espécies raras, com a suspeita de estarem vinculados a práticas de especulação imobiliária. Ainda de acordo com fontes, a Polícia Civil teria identificado responsáveis por instigar e promover essas invasões, dando início a investigações para apurar as circunstâncias e responsabilizar os envolvidos. A expectativa é de que as ações se intensifiquem nos próximos dias.
Procurada pela reportagem, a Polícia Civil do Pará confirmou a operação em nota: “A Polícia Civil informa que uma equipe da Delegacia de Vila dos Cabanos deu continuidade à fiscalização em apoio à Superintendência do Patrimônio da União e à Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena, auxiliando os órgãos na identificação e responsabilização dos autores dos crimes ambientais”.
O Portal Barcarena segue acompanhando as ações de ordenamento territorial e zoneamento ambiental dentro do município.