DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
Governo do Estado
previous arrow
next arrow

Fake News: vídeo atribuído à UPA de Barcarena deixa alerta para riscos da disseminação de informações falsas

O vídeo que exibiu cenas inapropriadas na sala de espera de uma UPA é antigo e não tem nenhuma ligação com unidade de saúde do município.

A disseminação de informações falsas, as “Fake News”, voltou a levantar discussão sobre a credibilidade das fontes em Barcarena, após um vídeo antigo ser erroneamente atribuído a uma unidade de saúde de Vila dos Cabanos. O caso foi desmentido pela prefeitura municipal, mas deixa o alerta para importância da checagem de fatos antes de compartilhar conteúdos nas redes sociais.

O vídeo, que exibiu cenas inapropriadas na sala de espera de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não possui nenhuma ligação com a unidade de saúde em Barcarena. No entanto, a falta de verificação adequada resultou na disseminação do incidente pelas redes sociais. O fato foi noticiado e viralizou nas redes sociais dando a entender que o ocorrido teria acontecido na UPA da Vila dos Cabanos. Porém, a reportagem Portal Barcarena descobriu que as mesmas imagens foram atribuídas a outras localidades em diferentes estados do país. Registros anteriores na rede social Facebook remontam o vídeo a 2021 e o associam à sala de espera da UPA de Ponta Grossa, no Paraná, embora não haja confirmação oficial dessa conexão.

As Fake News não são disseminadas por acaso: o fenômeno da desinformação, especialmente nas redes sociais, tem se mostrado uma preocupação constante, pois pode afetar a percepção pública sobre diversos assuntos, influenciar decisões políticas e prejudicar a credibilidade das fontes de informação confiáveis. Portanto, é essencial que os usuários, profissionais e veículos de comunicação estejam atentos à veracidade das informações que compartilham, evitando assim a propagação da desinformação.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

Governo do Estado
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow