Depois de vários encontros entre os idealizadores do projeto (Professores Hélio Santos, Luiz Valente, Aldenora Cravo, Braulino Magno e Gabriela Furtado) com o vereador Júnior Ogawa (que teve a atribuição de apresentar o projeto de Lei).
Em seus discursos Hélio Santos, Aldenora Cravo e Luiz Valente demonstraram a importância de uma Instituição como a Academia para valorização da cultura literária e da educação no município e, que este momento, representa um marco histórico para o município.
fotos: ASCOM CMB
Os vereadores presentes na sessão ao usarem a palavra enalteceram a iniciativa dos professores. O Vereador Júnior Ogawa, presidente da Câmara, que recebeu a incumbência de apresentar o projeto de lei, agradeceu aos idealizadores da Academia, a confiança que depositaram nele para esse trabalho e falou que se sentia gratificado por estar participando de um momento ímpar como esse.
A Lei agora deve ser sancionada pelo Prefeito Renato Ogawa, que também é um entusiasta da Academia e, ato contínuo, iniciam-se os trabalhos da comissão que criará de forma efetiva a Academia. Segundo Hélio Santos, a perspectiva é que a Academia Inicie seus trabalhos ainda esse ano.