Um dia histórico para os moradores de Barcarena, município localizado na Região metropolitana de Belém, foi celebrado nesta segunda-feira (17). O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, assinou a Ordem de Serviço para o início das obras da tão sonhada Ponte do Rio Itaporanga, no São Francisco. A estrutura vai transformar a mobilidade urbana e impulsionar a economia, beneficiando cerca de 150 mil pessoas e reduzindo em até 40 minutos o tempo de deslocamento entre a Sede da cidade e o Polo Industrial.

A ponte, que será construída no eixo da PA-481, com conexão à PA-151, vai integrar regiões que hoje estão divididas, como a Sede, a Vila dos Cabanos e a Vila do Conde. O governador Helder Barbalho destacou a importância da obra para o desenvolvimento do município: “Esta ponte integra as regiões, garantindo mobilidade, criação de oportunidades e união. Estamos resgatando um compromisso histórico com a população, que a partir de hoje se transforma em realidade”, afirmou.
O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, também celebrou o momento, lembrando que a obra é um marco para a integração da cidade. “Essa ponte é importantíssima para o nosso município. Estamos pensando em um volume de 60 mil pessoas que transitam diariamente entre esses dois espaços. Além do impacto econômico, é uma obra que nos aproxima como pessoas”, disse.

Estrutura moderna e sustentável
A nova ponte terá 380 metros de extensão e 11,70 metros de largura, com duas pistas de rolamento, ciclovia, calçadas e iluminação pública com postes de LED. A estrutura será do tipo estaiada, método que garante segurança e um visual arrojado, transformando a obra em um potencial cartão-postal da região. Além disso, a construção contará com placas fotovoltaicas para geração de energia solar, alinhando-se às demandas de sustentabilidade.
Para os moradores, a ponte representa a realização de um sonho de mais de 40 anos. Antônio Pamplona, ambulante e morador do bairro São Francisco, um dos mais antigos da cidade, comemorou a notícia. “Essa ponte vai ligar a Barcarena Sede à Vila de São Francisco e facilitar o acesso até o Sul do Pará. É um investimento em progresso e desenvolvimento não só para a cidade, mas para toda a região”, afirmou.
Já o mototaxista Alexandre Ferreira destacou a praticidade que a obra trará para o dia a dia dos trabalhadores. “Vamos economizar tempo e ter mais segurança. Hoje, precisamos dar voltas longas para chegar à Sede. Com a ponte, tudo será mais rápido e eficiente”, comemorou.
“O dia 17 de março de 2025 ficará marcado na história de Barcarena. Nessa data assinamos essa importância Ordem de Serviço para a realização daquela que não é só uma obra, mas a realização de um sonho. São 380 metros de uma ponte que vai ligar dois lados importantes de Barcarena. É o escoamento da produção, mais infraestrutura e mobilidade para as pessoas, marcas da gestão do Governo do Pará e da Prefeitura de Barcarena”, enfatizou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Fonte: Agencia Pará
Uma resposta