Em encontro realizado na última semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), solicitou que o Governo Federal inclua no plano de investimentos ferroviários o trecho da Ferrovia Norte-Sul que ligará Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA).
A reunião, pautada para discutir a COP 30, também abordou temas estratégicos para a infraestrutura e logística no estado do Pará. De acordo com a Folha de São Paulo, Barbalho também reforçou a importância de destravar a renovação da concessão da Estrada de Ferro Carajás, operada pela Vale, que conecta o Porto de Itaqui, no Maranhão, às províncias minerais de Carajás, no Pará, em um trajeto de quase 1.000 km.
“Solicitei ao presidente Lula, que junto com o ministro dos Transportes, Renan Filho, possam priorizar o processo de antecipação da renovação da concessão da ferrovia Carajás e incluir no plano de investimento da malha ferroviária do Brasil o trecho que liga a Açailândia ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA)”, disse Helder em nota.
Para o governador, é importante integrar a Norte-Sul, e o projeto prevê a ligação final desta ferrovia (que se conecta no Norte à Ferrovia de Carajás) a Estrela d’Oeste (SP).
“Esse trecho ligaria o porto de Barcarena a Estrela d’Oeste (SP), onde a FNS [Ferrovia Norte-Sul] se conecta à Malha Paulista, chegando ao Porto de Santos.”
Atualmente, a Ferrovia Norte-Sul conecta Açailândia ao Porto de São Luís por meio da Estrada de Ferro Carajás, controlada pela Vale. A expansão até Barcarena criaria um novo corredor logístico, reduzindo custos e promovendo maior eficiência para o escoamento de produtos agrícolas e minerais pelo Porto de Vila do Conde.
Fonte: Folhapress
Uma resposta
Obra do governo federal que o Helder quer ser o pai da criança kkkkkkkkkkkkkkk