A Hydro, junto com outras grandes empresas do setor de transporte e logística, como ADM, Cargill, Louis Dreyfus Company, Ultracargo, Unitapajós, Vibra e Viterra, firmou um compromisso com a organização Childhood Brasil para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA) em operações multimodais de transporte de carga no estado do Pará. A iniciativa faz parte do Projeto Territorial Coalizão Pará, voltado para prevenir e combater esse crime nas regiões de Barcarena, Breves e Itaituba.
Foco no combate à ESCA em áreas críticas
Segundo a Superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Dengler, a Coalizão Pará é uma iniciativa pioneira que foca em regiões onde a ESCA está presente e onde há fatores de risco associados ao transporte rodoviário, fluvial e marítimo. “Esse acordo permitirá integrar metodologias do Programa Na Mão Certa, aplicando-as de forma coordenada em um território específico, monitorando os impactos ao longo de três anos”, explica Dengler.
“A Hydro e a Albras respeitam os Direitos Humanos de todas as pessoas, com especial atenção às mais vulneráveis, como crianças e jovens. Esse compromisso está expresso em iniciativas sociais que as empresas realizam, como o Trilhando Caminhos, que incentiva a cultura e o esporte para essa faixa etária, e na capacitação de jovens como o Inclusão Digital, da Plataforma Conexões Sustentáveis, em Barcarena, no Pará, através do Fundo de Sustentabilidade Hydro”, ressalta Eugênio Pantoja, Gerente Sênior de Performance Social da Hydro.
A exploração sexual infantil
A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma forma grave de violência, muitas vezes vinculada a redes criminosas que se aproveitam da vulnerabilidade de meninos e meninas. Esse tipo de crime pode ocorrer em troca de dinheiro, favores ou bens materiais, e é amplamente subnotificado. As consequências para as vítimas são devastadoras, afetando o desenvolvimento físico, psicológico e social, além de aumentar o risco de evasão escolar, gravidez precoce, uso de substâncias ilícitas e, em casos extremos, tentativas de suicídio.
A Childhood Brasil
- A Childhood Brasil é uma OSCIP fundada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia, dedicada à proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual. A organização integra a World Childhood Foundation, com presença internacional na Suécia, Alemanha e Estados Unidos.
- O Projeto Territorial Coalizão Pará é uma extensão do Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil, e busca prevenir e enfrentar a exploração sexual infantil em operações de transporte de carga nos municípios de Barcarena, Breves e Itaituba.
- Com o apoio de empresas do setor, como Hydro e suas parceiras, o projeto visa monitorar e reduzir os riscos da ESCA em áreas estratégicas, criando um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes.