A Hydro, empresa global no setor de alumínio e energia renovável, participou da posse do novo Conselho Diretor da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) para o biênio 2024-2026. A companhia será representada por Paula Marlieri, gerente geral de Relações Externas, que se junta ao conselho com a missão de contribuir para a modernização e o aprimoramento da infraestrutura e logística na região.
A nova gestão da Amport, que tem foco na diversidade, sustentabilidade e no desenvolvimento socioeconômico da Amazônia, foi destacada por Paula Marlieri como uma oportunidade para ampliar as discussões e ações que possam beneficiar as operações na região. “Queremos colaborar de forma prática com a Amport e ajudar a melhorar as condições de infraestrutura e logística, essenciais para o desenvolvimento de longo prazo das organizações,” afirmou.
A Hydro, que utiliza as vias fluviais para o transporte de insumos como gás natural e para o escoamento da produção de alumina da Alunorte, maior refinaria em planta única do mundo, vê a participação na Amport como estratégica. Marlieri ressaltou que a alumina, exportada para mercados internacionais, depende da navegação fluvial para ser transportada até o transbordo para embarcações oceânicas.
Fundada em 2016 pela união de outras duas entidades, a Amport teve a Hydro como um dos membros fundadores, motivada pelo interesse no porto de Barcarena, que desempenha um papel importante no recebimento de insumos e no escoamento da produção. Com a inclusão de Paula Marlieri no Conselho, a Hydro reafirma seu compromisso em participar ativamente das discussões e decisões da associação.
A nova diretoria da Amport busca fortalecer a infraestrutura e a logística da região, com especial atenção à navegação fluvial e à modernização das instalações portuárias, visando melhorar os corredores logísticos do Arco Norte.
A diretoria executiva que conduzirá a associação nos próximos 2 anos é formada por Flávio Acatauassú, Diretor Presidente, Gabriel Vieira de Azevedo, Vice-Presidente, Alessandro Fernandes na Diretoria Administrativa, Rodrigo Abreu como Diretor Financeiro e Francisco Cortinas como Diretor Adjunto, George Takahashi, Presidente do Conselho Diretor. O Conselho Fiscal é composto por João Paiva, Jozyane Correa e Tatiana Peixoto. Durante a posse, também foram anunciados os representantes das associadas fundadoras e efetivas no Conselho Diretor, com mandato de dois anos.