Imagens de satélite e registros feitos ao longo dos últimos anos mostram uma mudança drástica na paisagem de uma área pública de floresta localizada na zona urbana de Vila dos Cabanos, em Barcarena. Desde o segundo semestre de 2023, ocupações irregulares, desmatamento e possível loteamento clandestino avançaram sobre o terreno, reduzindo significativamente a vegetação nativa em menos de três anos.
A área fica entre as avenidas Dom Romualdo Coelho (com extensão até os fundos da Travessa João Nepomuceno) e Antônio Carlos Vilaça. Comparações feitas pela reportagem do Portal Barcarena entre imagens de satélite anteriores às invasões e registros recentes, inclusive com drone, evidenciam o avanço das clareiras abertas na mata e o surgimento de construções improvisadas.


Na última terça-feira, 10, uma nova operação realizada por órgãos municipais, com apoio da Polícia Militar, tentou conter o avanço das construções irregulares e do desmatamento. A ação ocorreu após novas denúncias de ocupação em terreno público.
A primeira operação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADE) na área ocorreu em dezembro de 2023. Desde então, o local passou a ser alvo de disputas judiciais envolvendo ações para coibir ocupações em propriedade pública municipal. Em diferentes momentos, construções consideradas irregulares foram demolidas.
Em agosto de 2024, a 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Pará determinou a paralisação das construções na área. Na decisão, a Justiça autorizou o município a realizar fiscalizações com o objetivo de impedir o avanço de novas ocupações.
O processo também envolve uma comunidade quilombola de Barcarena, que alega ser proprietária do território, antes coberto por floresta. Mesmo após as decisões judiciais e operações de fiscalização, imagens recentes indicam que a área continua sob pressão, com novos pontos de supressão vegetal e tentativas de consolidação de ocupações.


































