Igor Normando (MDB) foi empossado nesta quarta-feira (1º/1) como prefeito de Belém, em cerimônia no plenário Newton Miranda, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Eleito com 56,36% dos votos no segundo turno, Igor marca o retorno do MDB ao comando da capital paraense após quase 30 anos. A gestão contará com o empresário Cássio Andrade (PSB) como vice-prefeito.
Ao anunciar sua equipe de governo, Normando confirmou Juliana Nobre, ex-secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena, como titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em um momento histórico para a capital paraense.
“A COP30 será um divisor de águas na nossa cidade. Precisamos honrar esse compromisso e, por Belém, vamos fazer o melhor”, declarou o prefeito durante a posse, destacando a preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro de 2025 na capital.
Juliana Nobre assume com experiência consolidada
Juliana Nobre chega à Secretaria com um histórico de avanços na gestão ambiental em Barcarena. Durante 12 anos à frente da secretaria, ela liderou iniciativas que colocaram o município como referência em sustentabilidade no Brasil. Em 2024, a SEMADE venceu o 10º Prêmio A3P na categoria “Construções Sustentáveis”, pelo projeto pioneiro de implantação da Primeira Usina de Energia Fotovoltaica Pública do Pará.
“Estou honrada por integrar a equipe de governo de Belém, especialmente em um momento tão desafiador com a realização da COP30. Pretendo somar esforços para alcançarmos o desenvolvimento sustentável e a resiliência que nossa cidade precisa”, disse Juliana em suas redes sociais.
A nomeação também reflete a confiança do prefeito reeleito de Barcarena, Renato Ogawa, que indicou Juliana para o cargo em Belém. “Barcarena se tornou referência em gestão ambiental, e agora temos a oportunidade de contribuir ainda mais para o futuro de nossa região”, destacou a engenheira ambiental.