A Delegacia de Ordem Social, vinculada à Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE), deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação “Etama” em Vila dos Cabanos, Barcarena. A ação teve como objetivo combater crimes de coação no curso do processo, denunciação caluniosa e associação criminosa.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em residências e sedes empresariais, como parte das investigações sobre um esquema que teria disseminado denúncias falsas envolvendo crimes ambientais. De acordo com a polícia, os investigados buscavam suspender licenças de funcionamento e prejudicar empresas locais, além de interferir na administração da Justiça. As falsas acusações foram encaminhadas ao Ministério Público, secretarias municipais e até ao Judiciário.
Durante a operação, documentos e aparelhos celulares foram apreendidos e encaminhados à perícia, para coletar provas que possam esclarecer a extensão das atividades criminosas.
“Estamos lidando com um esquema que busca, de forma criminosa, interferir em questões ambientais e no funcionamento de empresas da região. Isso não só causa danos econômicos, mas também prejudica a administração da justiça, ao sobrecarregar órgãos como o Ministério Público e o Judiciário com denúncias infundadas”, destaca o delegado Wellington Vale, diretor da Delegacia de Ordem Social.
As investigações seguem em curso, e novas fases da operação não estão descartadas, conforme a polícia continua apurando a responsabilidade dos envolvidos.
Fonte: PCPA