Hydro - Mudando a indústria do alumínio
ASF - Campanha “Zera Dívida”
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
AGRONEGÓCIO

Portos do Arco Norte ampliam participação no escoamento de grãos e fertilizantes em 2024

Os Portos de Barcarena, Itaqui, Itacoatiara e Santarém escoaram 47,2% da movimentação de milho acumulada entre janeiro e novembro

O desempenho do agronegócio brasileiro de janeiro a novembro de 2024 confirmou a importância crescente dos Portos do Arco Norte para o escoamento de grãos e a importação de fertilizantes. Dados do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que os Portos de Barcarena (PA), Itaqui (MA), Itacoatiara (AM) e Santarém (PA) ampliaram sua participação nas exportações, enquanto o país enfrentou desafios com a quebra de safra e mudanças no mercado internacional.

No acumulado até novembro, o Brasil exportou 96,8 milhões de toneladas de soja, uma redução em relação aos 101,8 milhões registrados no mesmo período de 2023. A quebra na safra 2023/24 e a queda nos preços internacionais explicam o recuo, que fez com que a soja perdesse a liderança na receita exportadora para o petróleo. Ainda assim, os portos do Arco Norte escoaram 35% do volume, acima dos 33,8% registrados no ano anterior, enquanto o Porto de Santos participou com 28,9% e Paranaguá, com 13,9%.

No caso do milho, os portos do Arco Norte ampliaram significativamente sua participação, movimentando 47,2% do total exportado até novembro, contra 41,6% no mesmo período de 2023. O Porto de Santos respondeu por 41,6%, e os terminais de Paranaguá e São Francisco do Sul movimentaram 3,3% e 5,4%, respectivamente. Mato Grosso, Goiás, Paraná e Maranhão mantiveram a liderança entre os estados exportadores do grão.

As importações de fertilizantes somaram 36,73 milhões de toneladas até novembro, uma ligeira queda de 0,8% em relação ao mesmo período de 2023. Paranaguá recebeu 8,9 milhões de toneladas, Santos, 7,19 milhões, e os portos do Arco Norte, 6,39 milhões. Em novembro, o volume de fertilizantes desembarcado foi de 4,2 milhões de toneladas, um recuo de 15% em relação a outubro, mas 8,8% superior ao mesmo mês de 2023, refletindo uma demanda já atendida para o período.

De acordo com o Boletim, a mudança nas rotas de exportação e a intensificação do uso dos portos do Arco Norte refletem uma reconfiguração nas práticas logísticas, projetando um cenário de crescimento nas exportações e maior eficiência no escoamento de produtos agrícolas e insumos nos próximos anos.

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Governo do Pará - Usina da Paz de Barcarena
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
ASF - Campanha “Zera Dívida”
Governo do Pará - Natal Encantado
Sicredi
Governo do Estado - Pará Sem Fogo
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
New Fortress
Dm Benefícios
Governo do Pará - Natal Encantado
Búfalo Brasil
Murucupi
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *