Equatorial
Sicredi
Hydro
DM Benefícios
Equatorial - Direitos
Slide
Slide
Slide
Gov - Desmatamento
Equatorial - Alerta
Slide
Murucupi
Gov - Usina da Paz
previous arrow
next arrow
AGRONEGÓCIO

Portos do Arco Norte ampliam participação no escoamento de grãos e fertilizantes em 2024

Os Portos de Barcarena, Itaqui, Itacoatiara e Santarém escoaram 47,2% da movimentação de milho acumulada entre janeiro e novembro

O desempenho do agronegócio brasileiro de janeiro a novembro de 2024 confirmou a importância crescente dos Portos do Arco Norte para o escoamento de grãos e a importação de fertilizantes. Dados do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que os Portos de Barcarena (PA), Itaqui (MA), Itacoatiara (AM) e Santarém (PA) ampliaram sua participação nas exportações, enquanto o país enfrentou desafios com a quebra de safra e mudanças no mercado internacional.

No acumulado até novembro, o Brasil exportou 96,8 milhões de toneladas de soja, uma redução em relação aos 101,8 milhões registrados no mesmo período de 2023. A quebra na safra 2023/24 e a queda nos preços internacionais explicam o recuo, que fez com que a soja perdesse a liderança na receita exportadora para o petróleo. Ainda assim, os portos do Arco Norte escoaram 35% do volume, acima dos 33,8% registrados no ano anterior, enquanto o Porto de Santos participou com 28,9% e Paranaguá, com 13,9%.

No caso do milho, os portos do Arco Norte ampliaram significativamente sua participação, movimentando 47,2% do total exportado até novembro, contra 41,6% no mesmo período de 2023. O Porto de Santos respondeu por 41,6%, e os terminais de Paranaguá e São Francisco do Sul movimentaram 3,3% e 5,4%, respectivamente. Mato Grosso, Goiás, Paraná e Maranhão mantiveram a liderança entre os estados exportadores do grão.

As importações de fertilizantes somaram 36,73 milhões de toneladas até novembro, uma ligeira queda de 0,8% em relação ao mesmo período de 2023. Paranaguá recebeu 8,9 milhões de toneladas, Santos, 7,19 milhões, e os portos do Arco Norte, 6,39 milhões. Em novembro, o volume de fertilizantes desembarcado foi de 4,2 milhões de toneladas, um recuo de 15% em relação a outubro, mas 8,8% superior ao mesmo mês de 2023, refletindo uma demanda já atendida para o período.

De acordo com o Boletim, a mudança nas rotas de exportação e a intensificação do uso dos portos do Arco Norte refletem uma reconfiguração nas práticas logísticas, projetando um cenário de crescimento nas exportações e maior eficiência no escoamento de produtos agrícolas e insumos nos próximos anos.

Hydro
Hydro
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Veja mais:

Sicredi
New Fortress
Governo do Estado - Usina da Paz
Equatorial
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado - Desmatamento
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Equatorial - Alerta
Murucupi
Hydro
Hydro
Equatorial - Direitos
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *