om tempo de sol e muito vento, a pipa, brincadeira tradicional, retorna aos céus, quando as crianças aproveitam para se divertir. Entretanto, a atenção dos pais e responsáveis precisa ser redobrada nesse momento. De acordo com a Enel Distribuição São Paulo, foram registradas 1.589 ocorrências com pipas em bairros da capital paulista e municípios da região metropolitana e do ABC. Embora não existam dados do Pará, o Corpo de Bombeiros da região constantemente alerta sobre os cuidados que devem ser adotados para prevenir acidentes com pipas.
Pensando nisso, a Imerys, mineradora que atua com caulim no município de Barcarena, realizou diversas ações da campanha “Brincando com pipas – Vida em primeiro lugar”, que já chega nas comunidades da região pelo terceiro ano consecutivo. “O objetivo não é proibir a brincadeira que é cultural nas comunidades entre as crianças, mas orientar local e formas seguras para brincar e estimular desde a confecção de uma pipa até o estudo interdisciplinar da brincadeira, além de incentivar valores como a ética e a cidadania”, comenta Flávia Souza, analista de Projetos Sociais da empresa.
Fotos: Temple Comunicação
Por meio de gravação de vídeos, entrega de panfletos, cartilhas e até mesmo histórias em quadrinhos, foram abordados temas como locais inadequados para brincar de pipa, proibição do uso do cerol, entre outros. Algumas comunidades de Barcarena ficam próximas das instalações da Imerys e a campanha também reforçou este ponto de atenção. “É uma iniciativa muito boa, pois às vezes as crianças não observam em qual lugar estão empinando a pipa e ela engata na fiação elétrica, pode causar acidentes.
A campanha tem mostrado para as pessoas, principalmente as crianças, os perigos dessa brincadeira. Pode parecer que estamos sendo chatos, mas na verdade é cuidado e prevenção”, explica Elizete Trindade, dona de casa e mãe da pequena Eloá.
Cerca de 600 crianças e adolescentes foram alcançados pelas atividades, que foram realizadas paralelamente ao Dia de Conexão de Segurança 2021 da Imerys, campanha mundial do grupo que traz programações on-line e presenciais para todos os colaboradores em prol da segurança do trabalho, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nossa metodologia foi estruturada nos pilares sensibilização, mobilização e ação e contou com uma etapa de formação dos educadores para que eles possam desenvolver projetos práticos com os alunos, em sala de aula e junto a suas famílias”, reforça Fábio Assmann, coordenador de Socioeconomia da Imerys.
Para a dona de casa Maria de Nazaré Santos, a formação dos educadores fez a diferença: “É ótimo as crianças estarem recebendo essa orientação sobre o modo certo de brincar, que fazendo tudo certinho, ninguém se machuca. O que mais me chamou atenção foi a forma que a professora explicou sobre os cuidados com a segurança dos nossos pequenos.”