Na última quarta-feira, 17, a Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou os resultados da consulta prévia para a escolha do Reitor e Vice-Reitor (a) da instituição, para o período de 2024 a 2028. Com expressiva votação, o professor e ex-vereador de Barcarena, Gilmar Pereira da Silva, foi eleito como o primeiro reitor negro em toda a história da UFPA.
A votação, que contou com a participação ativa da comunidade universitária, registrou 62,6% dos votos válidos a favor da chapa encabeçada pelo professor Gilmar Pereira da Silva e pela professora Loiane Prado Verbicaro, totalizando 9.340 votos no geral. Entre os segmentos que participaram da consulta, os números foram igualmente expressivos: 64,9% dos votos dos docentes (1.478 votos), 60,8% dos técnicos-administrativos (1.036 votos) e 62,4% dos discentes (6.826 votos) foram para a chapa vencedora.
A trajetória acadêmica e o envolvimento comunitário de Gilmar Pereira da Silva foram destacados durante o processo eleitoral. Graduado em Pedagogia pela UFPA em 1992 e com especializações e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o professor também exerceu o cargo de Vice-Reitor da UFPA por dois mandatos.
Natural de Governador Archer, no Maranhão, Gilmar Pereira da Silva também deixou sua marca na política em Barcarena, onde atuou como professor na rede estadual e como Vereador, sendo o autor da Lei do Passe do Estudante Universitário de Barcarena, que beneficiou e ainda beneficia centenas de estudantes barcarenenses que estudam em municípios como Belém e Abaetetuba .
-Com Informações de Paulo Elidio