Hydro - Alunorte/Clima 1
Sicredi - Assembleia 2026
Aguas de são franciso - Novo banner
Hydro - Alunorte/Clima 2
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Sicredi
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
Vila dos Cabanos

Programação reforça compromisso no combate ao bullying e cyberbullying nas escolas

O evento realizado no Colégio IEPAM incluiu a utilização de música e poesia como ferramentas de conscientização e harmonia.

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, alunos do 6° ano à 3ª série do ensino médio, do Colégio IEPAM, em Barcarena, participaram do evento de “Conscientização de Combate ao Bullying e Ciberbullying”, realizado na última quinta-feira, 27. A professora e psicóloga da Educação Socioemocional da instituição educacional privada, Josiane Rocha, destaca que a programação vem propor, que o estudante seja o agente de transformação pela cultura da paz. 

“É preciso saber o que é o bullying, discutir a violência e sobretudo construir um ambiente escolar de aprendizado e respeito, escolhendo o lado certo no enfrentamento ao bullying”, afirmou.

UM PANORAMA PREOCUPANTE

O cenário do bullying tem se tornado cada vez mais alarmante nas escolas brasileiras, refletindo uma variedade de violências físicas, emocionais e psicológicas que geram sofrimento e fragilidade. Muitas vezes, essa prática é erroneamente tratada como brincadeira, ignorando os danos profundos que podem causar tanto fisicamente quanto psicologicamente às vítimas. O termo “bullying”, traduzido como “bulir” ou “tocar”, engloba formas de ridicularização, agressão verbal ou física e apelidos humilhantes, geralmente perpetrados com o objetivo de intimidar.

As consequências do bullying são vastas e impactantes para as vítimas, incluindo problemas de aprendizagem, depressão, transtornos de ansiedade e até pensamentos suicidas. Segundo o IBGE, os casos de bullying nas escolas brasileiras aumentaram de 5% para 7%, e cerca de 20,8% dos estudantes admitiram ter praticado algum tipo de bullying contra colegas. A seriedade do tema é tal que a Justiça brasileira enquadra o bullying em infrações previstas no Código Penal, como injúria, difamação e lesão corporal.

LEGISLAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

A legislação tem avançado para lidar com o problema, como evidenciado pela Lei n.º 14.811/2024, que inclui os delitos de bullying e cyberbullying no Código Penal. O Dia Nacional de Combate ao Bullying, instituído pela Lei nº13.277/2016, marca um importante momento de reflexão e ação. E isso é apenas um passo nessa batalha. Há muito ainda a ser feito na intenção da eliminação da prática do bullying, mas isso está diretamente condicionado à postura e atitude de cada um de nós para trazer a conscientização, conforme destacado durante o evento no Colégio IEPAM, que incluiu a utilização da música e poesia como ferramentas de conscientização e harmonia.

Músicas como “Daqui só se leva o amor” do Jota Quest e “Sonho” do Atitude 67 foram reproduzidas, demonstrando a capacidade da arte de influenciar positivamente o ambiente escolar, fomentando empatia, solidariedade e amizade. As palavras de um adolescente participante resumiram a essência do combate ao bullying: “Não faça bullying! Faça amigos”.

Hydro - Alunorte/CLima 1
Empregabilidade
Hydro - Alunorte/CLima 2
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Hydro - Alunorte/Cllima 1
Governo do Pará - UsiPaz de Icoaraci/Outeiro
Sicredi - Assembleia 2026
Hydro - Alunorte/Cllima 2
Banner Atualizado 09/06
Governo do Pará - Balanço Geral 2025
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
New Fortress
Dm Benefícios
Sicredi
Búfalo Brasil
Murucupi
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Respostas de 11

  1. assunto de extrema importância a ser tratada com os adolescentes e jovens! pois levar o conhecimento das consequências que o bullying causam na vida das pessoas pode levar muitas pessoas a repensar suas atitudes e também muitos que passam por isso buscar ajuda e denunciar o que está passando

  2. Nossa, que projeto lindo. TODAS AS ESCOLAS deveriam ter, pois o Bullying está muito presente nas escolas e internet, pessoas não aceitam as outras do jeito que elas são, e é algo muito sério, que além de acabar com o psicológico do amiguinho, pode até acabar ocorrendo um su1c1d10. As escolas deveriam fazer mais palestras e projetos assim. Que todas as pessoas possam se conscientizar

  3. Esse é um dos projetos que precisavam de bastante ações e iniciativas para salvar a vida dos jovens. Não só da depressão ou da ansiedade, mas também livrá-los de um suicídio ou até mesmo evitar que cresçam sem autoestima. Parabéns grupo IEPAM e Psicológica Josiane Rocha pela iniciativa. Vocês estão fazendo a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *