No último dia 14 de fevereiro, o Projeto Roda de Conversa realizou mais uma palestra sobre psicoeducação terapêutica na Igreja Ceia 2, no Bairro São José. Com o tema “Nascer é o nosso primeiro grande desafio”, o evento, que reuniu dezenas de pessoas, proporcionou uma reflexão profunda sobre a influência do período pré-natal no desenvolvimento humano.
O renomado psiquiatra tcheco, Stanislav Grof, conhecido por suas contribuições para a pesquisa moderna sobre a consciência, foi destacado durante a palestra, ministrada pela psicóloga e psicanalista, Josiane Rocha.
“Nascer é o nosso primeiro grande desafio. Mais do que isso. Tudo o que experienciamos dentro do útero materno e na hora do parto modela nossa psique tanto quanto as vivências posteriores ao nascimento. É o que afirma o psiquiatra Tcheco Stanislav Grof, um dos maiores nomes da pesquisa moderna sobre a consciência, o psiquiatra incorporou ideias de Sigmund Freud, Carl Jung e Otto Rank”
“O momento em que estamos nos desenvolvendo no útero materno é o período em que mais vamos nos desenvolver na vida, e tudo o que acontece ali, situações positivas ou negativas, vão nos moldando para a vida, de fato o útero além de ser a nossa primeira morada, é também a nossa primeira sala de aula”.
Segundo Grof, o período pré-natal é crucial, moldando significativamente nossa psique tanto quanto as experiências posteriores ao nascimento. Cada acontecimento, positivo ou negativo, durante a gestação pode deixar uma marca profunda em nossa personalidade e comportamento.
Para ilustrar essa complexa relação entre o período pré-natal e o desenvolvimento humano, a palestra explorou desde a concepção até os meses finais da gestação. Foi ressaltado o papel fundamental da mãe nesse processo, destacando-se aspectos psicológicos, físicos, alimentares e emocionais.
“Somos produtos de nossa história de desenvolvimento no útero materno”, ressalta Vivette Glover, psicobióloga do Imperial College. A palestra buscou evidenciar como o ambiente materno, marcado pela presença ou ausência de amor, conexão e estresse, pode influenciar diretamente no futuro emocional e psicológico da criança.
Durante o evento, Josiane Rocha destacou a importância da ressignificação dessas experiências. Mesmo que inconscientes na infância, os participantes foram encorajados a refletir sobre seu passado pré-natal e assumir responsabilidade por suas escolhas e trajetória de vida.