DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
Governo do Estado
previous arrow
next arrow

Projeto Roda de Conversa realiza palestra no Bairro São José

Com o tema "Nascer é o nosso primeiro grande desafio", o evento proporcionou uma reflexão sobre a influência do período pré-natal no desenvolvimento humano.

No último dia 14 de fevereiro, o Projeto Roda de Conversa realizou mais uma palestra sobre psicoeducação terapêutica na Igreja Ceia 2, no Bairro São José. Com o tema “Nascer é o nosso primeiro grande desafio”, o evento, que reuniu dezenas de pessoas, proporcionou uma reflexão profunda sobre a influência do período pré-natal no desenvolvimento humano.

O renomado psiquiatra tcheco, Stanislav Grof, conhecido por suas contribuições para a pesquisa moderna sobre a consciência, foi destacado durante a palestra, ministrada pela psicóloga  e psicanalista, Josiane Rocha.

 “Nascer é o nosso primeiro grande desafio. Mais do que isso. Tudo o que experienciamos dentro do útero materno e na hora do parto modela nossa psique tanto quanto as vivências posteriores ao nascimento. É o que afirma o psiquiatra Tcheco Stanislav Grof, um dos maiores nomes da pesquisa moderna sobre a consciência, o psiquiatra incorporou ideias de Sigmund Freud, Carl Jung e Otto Rank”

O momento em que estamos nos desenvolvendo no útero materno é o período em que mais vamos nos desenvolver na vida, e tudo o que acontece ali, situações positivas ou negativas, vão nos moldando para a vida, de fato o útero além de ser a nossa primeira morada, é também a nossa primeira sala de aula”.

Segundo Grof, o período pré-natal é crucial, moldando significativamente nossa psique tanto quanto as experiências posteriores ao nascimento. Cada acontecimento, positivo ou negativo, durante a gestação pode deixar uma marca profunda em nossa personalidade e comportamento.

Para ilustrar essa complexa relação entre o período pré-natal e o desenvolvimento humano, a palestra explorou desde a concepção até os meses finais da gestação. Foi ressaltado o papel fundamental da mãe nesse processo, destacando-se aspectos psicológicos, físicos, alimentares e emocionais.

“Somos produtos de nossa história de desenvolvimento no útero materno”, ressalta Vivette Glover, psicobióloga do Imperial College. A palestra buscou evidenciar como o ambiente materno, marcado pela presença ou ausência de amor, conexão e estresse, pode influenciar diretamente no futuro emocional e psicológico da criança.

Durante o evento, Josiane Rocha destacou a importância da ressignificação dessas experiências. Mesmo que inconscientes na infância, os participantes foram encorajados a refletir sobre seu passado pré-natal e assumir responsabilidade por suas escolhas e trajetória de vida.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

Governo do Estado
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow