O Projeto Trilhando Caminhos, iniciativa da Hydro e executado pela ONG De Peito Aberto, encerra as atividades de 2024 apresentando número recorde de participantes, entre crianças, adolescentes e adultos de mais de 30 comunidades de Barcarena. Ao todo, 763 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos de mais de 30 comunidades de Barcarena – participaram das atividades esportivas e socioeducativas promovidas pelo projeto, que desde 2018 atua como ferramenta de inclusão social no município.
O crescimento do programa é notável. De 460 participantes em 2019, o número saltou para 763 este ano, superando os desafios impostos pela pandemia. Em 2024, o projeto atendeu 420 jovens e 343 adultos, reforçando seu impacto positivo na comunidade local.
“Os resultados mostram como o esporte transforma vidas. Ele ensina valores como compromisso, liderança e responsabilidade, além de manter as crianças longe das ruas e das telas. É emocionante ver o comprometimento das famílias com o Trilhando Caminhos”, destaca Eugênio Pantoja, gerente sênior de Performance Social da Hydro.
O Trilhando Caminhos oferece atividades como futebol, dança, capoeira e lutas para o público infantojuvenil e corrida para adultos. Em 2024, entre as crianças e adolescentes, o futebol de iniciação e a dança foram as modalidades mais procuradas, com um total de 151 e 114 participantes matriculados, respectivamente. A corrida teve 34% dos alunos frequentando as aulas pelo menos uma vez por semana.
Dados revelam, ainda, importantes características das pessoas envolvidas no projeto. Do público infantojuvenil, 40% são meninas, enquanto 60% são meninos. A maioria, em torno de 80%, reside em lares com 3 a 6 pessoas e 25% recebem auxílio de programas sociais do governo. Quanto à escolaridade, 48% cursam do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental. No público adulto, 81% das pessoas são do sexo feminino, com concentração na faixa etária de 35 a 39 anos, o que representa 21% dos participantes.
Fábio Araújo, coordenador técnico do projeto Trilhando Caminhos, destaca que para essas crianças, o projeto é uma das únicas oportunidades de experimentar modalidades diferenciadas ou desenvolver as habilidades dos esportes que já estão presentes em suas vidas.
“Muitos deles jogam futebol na rua, mas uma aula de karatê, dança ou capoeira, e até mesmo uma boa aula de futebol com a orientação de professores, faz toda a diferença. Com o incentivo da Hydro, é possível tornar essas aulas uma realidade”.
Margarida de Souza, mãe de quatro alunos do projeto, vibra com a evolução dos filhos. Suas filhas Yasmin e Rafaela, inicialmente matriculadas no balé, optaram pelo karatê inspiradas pelos irmãos Enzo e Ítalo, que foram destaque nas lutas e contagiaram a torcida durante o Festival de Lutas, no início do segundo semestre deste ano.
O projeto atende alunos na Vila dos Cabanos, Caripi e Vila do Conde, em Barcarena (PA). Para Milene Maués, Gerente de Parcerias do Fundo de Sustentabilidade Hydro, o projeto pretende ser um importante elo com a comunidade. “O Trilhando Caminhos tem se consolidado como um importante projeto social no município e proporcionado oportunidades de desenvolvimento e bem-estar para toda a comunidade desse território, seja pela dança ou pelo esporte. Essa ação é parte das iniciativas da Hydro para apoiar o crescimento das comunidades no entorno das nossas operações”, finaliza Maués.