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Logística

Santos Brasil amplia capacidade no Tecon Vila do Conde para apoiar o Amazonas durante estiagem

Santos Brasil amplia capacidade no Tecon Vila do Conde para apoiar o Amazonas durante estiagem
Situação crítica dos rios da Bacia Amazônica, com níveis de água baixos e previsões de chuvas escassas nos próximos meses, tem preocupado diversos setores

A Santos Brasil anunciou que vai ampliar a capacidade de atendimento no Tecon Vila do Conde, em Barcarena, para apoiar a logística do Amazonas durante o período de seca. O terminal de contêineres operado pela empresa terá sua capacidade aumentada em 30%, com o objetivo de atender navios que operam na rota de Manaus e que precisam realizar transbordo de carga para barcaças devido às condições climáticas adversas.

A expansão se deu por meio da realocação da área de manutenção de contêineres vazios para um espaço externo de 22 mil metros quadrados, permitindo que a capacidade mensal do terminal suba de 8.500 para 11.000 TEUs. A medida foi uma resposta direta à experiência do ano passado, quando o Tecon Vila do Conde desempenhou um papel fundamental na logística da região. Entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, o terminal movimentou 65.000 TEUs, um aumento significativo de 110% em comparação ao mesmo período do ano anterior, sendo que 28.000 TEUs foram transbordados de/para Manaus.

O Tecon Vila do Conde, localizado no delta do Rio Amazonas, é um terminal fluvial de contêineres e cargas de projetos, com grande potencial de crescimento, sua inclusão como um ponto estratégico na logística da região Norte, especialmente no enfrentamento das mudanças climáticas, só foi possível graças aos investimentos contínuos da Santos Brasil na ampliação e modernização do terminal. A empresa tem se preparado para atender a demanda futura de seus clientes, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento regional.

A situação crítica dos rios da Bacia Amazônica, com níveis de água alarmantemente baixos e previsões de chuvas escassas nos próximos meses, tem preocupado diversos setores. A indústria da Zona Franca de Manaus, operadores logísticos e governos estão se mobilizando para mitigar os efeitos de mais uma grande seca, que já impacta a chegada de insumos e o escoamento da produção.

No ano passado, com os rios atingindo os menores níveis da história, navios de carga ficaram cerca de 45 dias sem chegar a Manaus, gerando um prejuízo estimado em R$ 1,4 bilhão. A alternativa encontrada foi o transporte de cargas por balsas entre Manaus e o porto Vila do Conde, em Barcarena.

Foto: Divulgação – Santos Brasil

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