Na última quarta-feira, 10, a Instituição Financeira Cooperativa Sicredi Barcarena entregou cheques de apoio do Fundo Social 2024 a diversas instituições locais. O Fundo Social é um programa destinado a alavancar e apoiar projetos de entidades que promovem o desenvolvimento regional, com ações voltadas à educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança e inclusão social.
“O Sicredi aqui em Barcarena já vai fazer três anos. Já é a terceira vez que a gente consegue juntar recursos para distribuir na sociedade. Esse é o grande diferencial do Sicredi, o resultado dela é compartilhado com a comunidade”, afirmou Ronaldo Ciriaco, gerente do Sicredi.
Atuando tanto no Mato Grosso quanto na região do Pará, a cooperativa possui 85 agências, uma delas em Barcarena. “E isso é o grande diferencial da gente, a gente consegue atuar nas comunidades”, destacou Ciriaco.
PROJETOS CONTEMPLADOS EM BARCARENA
Dois projetos em Barcarena foram beneficiados: o Projeto Mulheres Arteiras, do Instituto Manilkara, e o Projeto Mãos Amigas: Acolhendo Corações, do Instituto Francisco Magno.
Instituto Manilkara
O Instituto Manilkara, fundado há cerca de quatro anos, nasceu de experiências com trabalhos socioambientais em comunidades ribeirinhas de Ipixuna do Pará e bairros periféricos de Barcarena. Liderado pela enfermeira Maria Goreth Lages, o instituto desenvolve o Projeto Mulheres Arteiras, que oferece oficinas de artesanato com materiais recicláveis, promovendo o empreendedorismo sustentável. Atualmente, 25 mulheres participam do projeto.
“A gente trabalha com empreendedorismo sustentável e aproveita muito os resíduos, papelão, caixas, e transforma isso em produtos rentáveis para elas. Parte do dinheiro vai para elas com geração de renda, e outra parte a gente investe em material para o trabalho fluir”, explicou Maria Goreth. Os recursos deste ano serão utilizados na aquisição de duas máquinas e na estruturação da sede do instituto.
Instituto Francisco Magno Nunes
O Instituto Francisco Magno Nunes nasceu através da experiência de famílias vitimadas pela COVID-19, a fim de disponibilizar suporte sócio-emocional e hoje, após quase 3 anos de atividades, oferece apoio multidisciplinar à indivíduos e famílias nas áreas de saúde mental, desenvolvimento humano, qualidade de vida, bem-estar, espiritualidade e educação. A equipe conta com profissionais voluntários de diversas áreas, proporcionando um suporte humanizado e integral. O instituto realiza encontros mensais onde são desenvolvidas ações de psicoterapia em grupo, além de palestras, feiras e workshops.
Em 2023, o instituto realizou a 1ª Corrida do Projeto Mãos Amigas, um evento esportivo com o objetivo de fomentar a prática da atividade física e a solidariedade. A segunda edição do evento ocorrerá em agosto de 2024, com o Sicredi como um dos patrocinadores.
“A palavra é gratidão. O Instituto Francisco Magno foi contemplado pelo Fundo Social Sicredi. É a primeira vez que recebemos o apoio de uma instituição financeira, que é muito mais que uma interação. O Sicredi é realmente interessado no impacto positivo na comunidade”, declarou Bruna Nunes, Diretora-Tesoureira do Instituto Francisco Magno.
Os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos eletrônicos e tecnológicos, essenciais para o desenvolvimento das atividades do projeto. “Só temos a agradecer essa parceria e apoio”, concluiu Bruna.