A Ultracargo realizou sua primeira operação de transbordo direto navio-balsa (Ship To Barge-STB) usando linhas de píer no Terminal de Vila do Conde, um avanço inédito que otimiza a movimentação de combustíveis na região ao permitir o carregamento direto de balsas a partir do navio, utilizando a linha já licenciada, sem necessidade de tanques intermediários.
Com essa inovação, o tempo de operação foi reduzido em 33% – com potencial de melhoria –, tornando o processo mais ágil e eficiente para os clientes e ampliando a capacidade logística do terminal. A operação é conduzida e executada pela Ultracargo, desde a chegada do navio até a distribuição via balsa, garantindo total controle e segurança no processo, contando também com o envolvimento necessário da Autoridade Portuária, além dos clientes e embarcações cotados para o processo.
Entre os principais benefícios, destacam-se:
● Eficiência operacional: redução de 33% no tempo de operação;
● Otimização da infraestrutura e de custos portuários: liberação de espaço nos tanques, permitindo um maior giro de produtos e viabilizando novas operações;
● Viabilização do ODM (óleo diesel marítimo): oferta de uma solução estratégica para o abastecimento da região.
O gerente dos terminais da Ultracargo em Vila do Conde e Itaqui (MA), Anderson Gomes, conta que foram enfrentados desafios técnicos e operacionais para a viabilização da nova operação. “A operação requer alto nível de atendimento a controles regulatórios, aplicação de treinamentos de segurança específicos, além de uma análise robusta para manutenção da qualidade das infraestruturas e produtos envolvidos.”
A implementação também representou um avanço estratégico para a companhia, ao fortalecer a logística aquaviária na região Norte, um mercado com grande potencial, mas ainda carente de soluções eficientes para a distribuição de combustíveis.
“A nova operação permite atender à crescente demanda de embarcações locais de forma mais competitiva, aproveitando o custo-benefício do transporte hidroviário. Além disso, o rigoroso processo de gestão de mudança adotado pela companhia garantiu a integração segura entre as diferentes embarcações envolvidas, respeitando as limitações operacionais de cada ativo e assegurando o cumprimento de todas as exigências regulatórias e ambientais”, explica Leopoldo Gimenes, Vice-Presidente de Engenharia e Operações da Ultracargo.
De acordo com o executivo, o novo serviço está alinhado à estratégia de interiorização da companhia, pois contribui para otimizar o escoamento de combustíveis e posicionar a região Norte como um polo de destaque no transporte de combustíveis e insumos ligados ao agronegócio. “A nova operação reforça o posicionamento da companhia de oferecer soluções logísticas mais eficientes e integradas para os clientes. Com o avanço da demanda e da safra de grãos no Arco Norte, a operação da Ultracargo poderá auxiliar na consolidação dessa localidade como um eixo fundamental para o escoamento da produção agrícola brasileira, além de ajudar a ampliar a oferta de combustíveis e a impulsionar a infraestrutura logística do país”, celebra.
Sobre a Ultracargo
A Ultracargo é uma empresa de soluções logísticas integradas que hoje movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais. Com mais de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade estática, a empresa conta com terminais de granéis líquidos em quatro regiões brasileiras e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário.
Seus terminais estão localizados em Rondonópolis (MT) e nos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A empresa detém ainda 50% de participação na Opla, que opera um terminal de etanol em Paulínia (SP), e iniciará em 2025 a operação do novo terminal em Palmeirante (TO).
A Ultracargo que soma quase 60 anos de história e faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, tem posição de liderança entre as empresas independentes de armazenagem de granéis líquidos do país. Para conhecer melhor a Ultracargo, acesse https://www.ultracargo.com.br/
Fonte: Assessoria de Comunicação