A Unitapajós, joint venture entre Amaggi e Bunge, realizou uma operação histórica nas eclusas de Tucuruí, no rio Tocantins, no Pará. Na última terça-feira (22), o sistema operou em sua capacidade máxima para transpor um comboio com seis balsas carregadas, equivalente a 150 caminhões bitrem. A cheia do Rio Tocantins permitiu a navegação.
A operação reforça o potencial logístico da hidrovia Tocantins-Araguaia, considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola. Com as eclusas funcionando plenamente, o Brasil ganha um novo corredor de transporte de baixo custo, ligando o Centro-Oeste ao Norte do país pelo Porto de Vila do Conde, em Barcarena. A hidrovia também contribui para a redução do tráfego pesado nas rodovias paraenses, diminui riscos de acidentes e gera economia no transporte, que é mais barato e sustentável.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pela operação e manutenção das eclusas. Em dezembro, o sistema obteve a Licença de Operação e desde então funciona de forma plena.
O sistema de eclusas

As obras do Sistema de Transposição de Desnível da Usina Hidrelétrica de Tucuruí começaram em 1981 e foram concluídas em 30 de novembro de 2010. O sistema vence um desnível de cerca de 72 metros no Rio Tocantins.
O complexo é formado por duas eclusas e um canal intermediário de 5,5 quilômetros. Cada eclusa possui 210 metros de comprimento, 33 metros de largura e 5 metros de calado. Elas operam de forma independente e funcionam como “elevadores” para embarcações, permitindo a travessia entre diferentes níveis do rio.
A estrutura conecta o Porto de Vila do Conde à região do Alto Araguaia, no Mato Grosso, e viabiliza a navegação entre Belém e Marabá.
Logística
A navegação no rio Tocantins é uma das principais rotas de escoamento do agronegócio no Arco Norte. Pelo corredor, barcaças transportam grãos até o Porto de Vila do Conde, onde são embarcados em navios de exportação.
A operação fortalece o comércio internacional e impulsiona a economia regional.
Sobre a Unitapajós
A Unitapajós foi criada em 2013 como uma parceria entre Amaggi e Bunge para desenvolver a logística do agronegócio no corredor Norte. A empresa atua nas cidades de Barcarena e Itaituba, no Pará.
Em 2016, a companhia integrou a Estação de Transbordo de Miritituba e o Terminal Portuário de Barcarena às suas operações. As frentes de negócio incluem navegação fluvial, transbordo de cargas e operação de terminal portuário para granéis sólidos.