Um princípio de incêndio foi registrado na manhã da última quarta-feira (30) em uma correia transportadora de bauxita no Porto de Vila do Conde, em Barcarena. Imagens que circularam nas redes sociais mostram o início das chamas e a atuação rápida do Corpo de Bombeiros, que controlou o fogo antes que se espalhasse. Não há registro de feridos.
Procurada pelo Portal Barcarena, a Companhia Docas do Pará (CDP), responsável pela administração do porto, confirmou o incidente e informou que a área atingida está sob responsabilidade da empresa Hydro Alunorte. “Todas as medidas de segurança foram tomadas para o controle da situação, e a CDP aguarda um relatório da empresa para explicar as causas do ocorrido”, disse a companhia em nota.
A Hydro, por meio da Alunorte, também se pronunciou, classificando o incêndio como uma ocorrência de “pequenas proporções”. Segundo a empresa, o fogo teve início em uma das correias transportadoras de bauxita.
“A Alunorte informa que, na manhã desta quarta-feira (30), registrou uma ocorrência de incêndio de pequenas proporções em uma correia transportadora de bauxita no Porto de Vila do Conde. Não houve danos a pessoas ou ao meio ambiente.
O Plano de Atendimento a Emergências (PAE) foi imediatamente acionado, as equipes atuaram de forma eficaz no controle da situação, e o fogo foi rapidamente contido. A Alunorte está apurando as causas do incidente e reforça seu compromisso com a segurança de suas operações e das pessoas”, informou a nota.
O Porto de Vila do Conde integra o Complexo Portuário e Industrial de Barcarena e está localizado na região da Ponta Grossa, a cerca de 55 km de Belém. É um dos principais corredores logísticos da região Norte, com escoamento de cargas como bauxita, alumina, grãos e fertilizantes.