Temos a honra de anunciar o Projeto Mulheres de Fibra como o vencedor do Prêmio Portal Barcarena Social deste mês. Idealizado por Edicleia Gutierrez, o projeto tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável e econômico das mulheres da comunidade do Arienga Rio, em Barcarena.
Utilizando a fibra de bananeira como matéria-prima, o projeto desenvolve as mulheres da comunidade para produzir uma variedade de produtos artesanais, como chaveiros, crochês, brincos e outros itens. Atualmente, 25 mulheres participam ativamente do projeto, envolvendo suas famílias em todas as etapas, desde o plantio das bananeiras até a comercialização dos produtos.
A coordenadora do projeto, Edicleia Gutierrez, explica o objetivo final do Mulheres de Fibra.“O foco inicial do projeto é a produção de embalagens sustentáveis, por meio da produção de papel com a fibra da bananeira, mas no desenvolvimento do projeto, como não temos incentivo financeiro, estamos produzindo artigos de artesanato sustentáveis. A expectativa é que ainda em 2024, o Projeto Mulheres de Fibra consiga os recursos necessários para dar início a produção de papel com fibra de bananeira”, disse Gutierrez.
Atualmente, o Projeto Mulheres de Fibra vem recebendo reconhecimento em âmbito municipal, inclusive, como integrante do Conselho Municipal de Economia Solidária. “Esse projeto é importante para que as pessoas permaneçam em sua comunidade, que elas consigam desenvolver sua renda por meio da agricultura e do comércio”, finalizou