Nesta quarta-feira (03), a Águas de São Francisco, em parceria com a Prefeitura de Barcarena, lançou o Programa Trata Bem Barcarena, com o objetivo de garantir água e esgoto tratados para todos os moradores do município até o final de 2025. Atualmente, 33% da cidade possui esgoto tratado, um número que está prestes a mudar drasticamente com um investimento massivo em infraestrutura.
O plano inclui a expansão da cobertura de esgoto para 90% da cidade e o fornecimento de água tratada para toda a população, beneficiando cerca de 120 mil pessoas. Entre as principais melhorias planejadas estão a instalação de mais de 100 km de novas redes de água, mais de 260 km de novas redes de esgoto, a construção de 2 novos poços profundos, 6 novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 33 elevatórias de esgoto.
Barcarena se destacará como a primeira cidade paraense a alcançar a universalização do saneamento básico, um marco significativo que antecipa em quase uma década as metas estabelecidas para o setor. O investimento total no projeto está estimado em aproximadamente R$ 150 milhões.
Durante o evento de lançamento do programa, o prefeito Renato Ogawa destacou a importância do projeto para o desenvolvimento local, enfatizando a priorização da contratação de mão de obra da região.
A cerimônia de lançamento do Trata Bem Barcarena contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Renato Ogawa; a vice-prefeita Cristina Vilaça; Diego Dal Magro, Diretor Presidente da Águas de São Francisco; o vereador Paulo Ronildo; o deputado estadual Lu Ogawa, Presidente da Frente Parlamentar para a COP30; a Secretária de Estado das Cidades e Integração Regional (SECIR), Fernanda Paes; Dr. Líbio Araújo Moura, presidente da Associação dos Magistrados do Pará (AMEPA); André Machado, Coordenador de Relações Institucionais do Instituto Trata Brasil; Ida Pietricovsky, Oficial de Comunicação da UNICEF; e Tom Miranda, presidente do Conselho da Cidade.
Uma resposta