Na manhã da última quarta-feira, 24, a Hydro Alunorte realizou um simulado externo de situação de emergência em Barcarena, com moradores das comunidades Jardim Cabano, Bom Futuro e Comunidade Remanescente de Quilombo Sítio São João. Cerca de 135 pessoas participaram da iniciativa que vai simular um cenário hipotético de ruptura de uma bacia de contenção do Depósito de Resíduos Sólidos 1 (DRS1), com necessidade de evacuação preventiva da Zona de Autossalvamento (ZAS).
Durante o simulado, os moradores foram acionados pela Brigada Comunitária sobre a suposta emergência e encaminhados para um local seguro, chamado Ponto de Encontro, presente em cada uma das comunidades. Essa atividade periódica e planejada tem como objetivo testar as ações de resposta à emergência e identificar oportunidades de melhoria contínua.
O simulado contou com a presença de representantes dos órgãos de atendimento à emergência do município de Barcarena e do Estado, incluindo Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, órgãos ambientais e sociais, além da própria comunidade.
A Alunorte destaca que utiliza tecnologia de ponta para a disposição a seco de resíduos, garantindo robustez e segurança aos depósitos, e que os exercícios simulados são realizados para atender requisitos legais e garantir a segurança das áreas.
Depósitos de Resíduos Sólidos
Os Depósitos de Resíduos Sólidos (DRS) 1 e 2 estão estáveis, íntegros e seguros, licenciados por todos os órgãos ambientais competentes. Ambos possuem Planos de Ação Emergencial (PAE), atualizados regularmente e integrados à rotina operacional da empresa, seguindo padrões de qualidade e segurança.
O PAE inclui diversos cenários e protocolos de ações para atendimento a emergências, como a implementação de sinalizações (placas e sirenes), treinamentos e simulações envolvendo empregados próprios e contratados da refinaria, além dos órgãos de atendimento à emergência do poder público e das pessoas identificadas na Zona de Autossalvamento (ZAS).
Uma resposta