DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
Governo do Estado
previous arrow
next arrow

Arcon assume regulação de gás natural no Pará com inauguração do terminal em Barcarena

Foto: Roni Moreira/Ag.Pará
“É um novo segmento que chega para a atuação reguladora da Arcon, que até então concentrava suas ações no transporte, saneamento e energia" diz diretor geral da Agência.

O primeiro terminal de gás natural da Amazônia, entregue na última quarta-feira, 28, em Barcarena, região metropolitana de Belém, marca um novo tempo para a transição energética do Pará. O início da operação também amplia a atuação da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon-PA).

Com a operação já em andamento, a Arcon-PA assume a regulação comercial, contratual e contábil do gás natural canalizado no Pará. “É um novo segmento que chega para a atuação reguladora da Arcon, que até então concentrava suas ações no transporte, saneamento e energia. Com o gás natural, a Agência terá interface com a concessionária Gás do Pará e com a comercializadora Centrais Elétricas de Barcarena (Celba) de modo que a operação seja regular, com qualidade e atenda os contratos de fornecimento”, informa o diretor geral da Arcon, Euripedes Reis.

O governador Helder Barbalho também pontuou as oportunidades futuras que se abrem a partir da oferta de gás natural, para redução de custos de energia e combustível, por exemplo.

“Esse  momento é histórico porque incrementa uma nova matriz energética ao estado do Pará, que já é um dos maiores produtores de energia limpa. Sabemos que isso posiciona o Pará para um novo tempo, torna o nosso estado mais competitivo e incrementa a prospecção de negócios”, disse Helder Barbalho.

O governador acrescentou: “devemos entregar a nossa térmica a gás e isto trará a perspectiva de levar gás para grandes centros urbanos, para que o gás veicular possa ser ofertado, reduzindo custo da operação do combustível”.

A introdução do gás natural na matriz energética do Pará, a partir de Barcarena, fomenta a competitividade e verticalização da indústria local, atraindo novos empreendimentos industriais a partir da utilização de um combustível mais barato pela frota veicular, no transporte público e em veículos da administração pública.

Compartilhe:

Uma resposta

  1. Parabenlizamos a iniciativa do Governo do Pará,Helder Barbalho, pela grande oportunidade de implantação do Terminal de Gás GNV da Amazõnio, que irá gerar empregos diretor e indiretos em nosso Região Norte, trazendo o progresso e muitos benefícios ao Meio Ambiente. A A.P.S Monteiro Treinamentos e Consultoria em Segurança do Trabalho,CNPJ.16758618/0001-55,vem colocar-se à disposição com sua equipe de instrutores experientes, em área classificada de GLP-Gás Liquefeito de Petroleo, para Ministrar os treinamentos de Saúde e Segurança com inflamáveis e Combustíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

Governo do Estado
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow