Na manhã de ontem (19), o diretor-presidente da ARSEP, Franklin Costa, juntamente com a assessora jurídica, Amanda Magno e com o coordenador de saneamento, Antônio Barbosa, além de representantes da concessionária, acompanharam a realização da primeira coleta realizada pelas vigilâncias, de amostras feita nos sistemas Barcarena Sede, Betânia e Cafezal.
Fotos:ARSEP
De todos os sistemas foram realizadas coletas em três pontos: captação (água bruta), saída do sistema e pontos na rede (PCQs).
In loco foi realizada a análise de cloro residual, constatando-se que todas as amostras estavam dentro dos parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde. Quanto aos demais parâmetros, como físico-químicos, biológicos e metais pesados, serão analisados pelo Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN).
Além da coleta, a ARSEP vistoriou as condições das estruturas dos sistemas para que recomendações de reparos e adequações sejam feitas à concessionária.
A parceria entre a Agência e os órgãos de vigilância de Barcarena é de suma importância para a melhoria da qualidade dos serviços de distribuição de água, além do fortalecimento da fiscalização.
Fonte: ARSEP