Através do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), os projetos foram apresentados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) aos conselhos de direitos, que aprovaram e concorrem junto aos programas do Banco Santander e Itaú. Os projetos vão atender crianças, adolescentes e idosos.
O “Qualificar para Transformar” e o “Cuidadoso” receberam aproximadamente R$ 200 mil cada um, ambos captaram recurso através do Banco Santander, pelo Programa Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, respectivamente. O terceiro projeto, denominado “Identidades Ribeirinhas”, captou R$ 250 mil por meio do Itaú Social.
Centenas de crianças e adolescentes serão atendidas por meio dos projetos “Qualificar para Transformar” e “Identidades Ribeirinhas”. O primeiro vai ofertar cursos profissionalizantes para adolescentes entre 14 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social. O segundo será dedicado às crianças e adolescentes das ilhas, na faixa etária de 7 à 17 anos, oferecendo Oficina de Leitura, voltada para o contexto amazônico, Oficina de Fotografia Digital, Produção de Vídeo e Palestras Socioeducativas. “A ideia é fortalecer a identidade ribeirinha pelas próprias crianças e suas famílias, ampliando novas oportunidades e promovendo futuras exposições artísticas do projeto”, contou Francinéa Dias, Secretária de Assistência Social, sobre o projeto na ilha.
O terceiro projeto, chamado “Cuidadoso” vai ser direcionado aos idosos que vivenciaram situação de violação de direitos, com dificuldade de locomoção e com os vínculos familiares fragilizados. A equipe profissional será composta por Terapeuta Ocupacional, Assistente Social e Psicóloga que farão os atendimentos em domicílio.
Os três projetos estão em fase de organização com previsão de início das atividades para o final do mês de janeiro.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Barcarena