Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Barcarena recebe certificação por conclusão de Inventário de Gases do Efeito Estufa

Barcarena recebe certificação por conclusão de Inventário de Gases do Efeito Estufa
O inventário tem o objetivo de identificar e mensurar as emissões de gases do efeito estufa, permitindo a implementação de ações mais eficazes na redução dessas emissões prejudiciais.

Barcarena recebeu na última quarta-feira, 17, mais um importante reconhecimento ligado ao engajamento nas políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas por concluir com sucesso seu primeiro Inventário de Gases do Efeito Estufa. O evento aconteceu no auditório da escola Checralla Salim Khayat, sede da cidade amazônica.

O inventário, resultado de esforços conjuntos, tem como objetivo identificar e mensurar as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, permitindo assim a implementação de ações mais eficazes na redução dessas emissões prejudiciais. O evento contou com a presença de representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB), ligado ao Ministério de Minas e Energia, que apresentaram os resultados das pesquisas realizadas em parceria com a prefeitura de Barcarena, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e a Defesa Civil do município.

Juliana Nobre, secretária da SEMADE, enfatizou a importância desse mapeamento técnico para embasar decisões relacionadas ao ordenamento territorial e à gestão ambiental: “Essa equipe faz todo o estudo técnico e de posse desses estudos, desses instrumentos técnicos, o gestor municipal passa a ter mais segurança na tomada de decisões mais assertivas no que diz respeito ao ordenamento territorial”.

“Na questão do aterro sanitário, por exemplo, teremos mais segurança, com embasamento técnico, científico e jurídico, porque esse é um problema muito sério que precisamos superar para avançar na nossa agenda de sustentabilidade e resiliência”, destacou a secretária, ao relembrar o estudo do SGB para definir áreas adequadas para a construção do aterro sanitário no município.

No evento estiveram presentes o prefeito Renato Ogawa, a vice-prefeita Cristina Vilaça, o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Pereira; a fundadora e codiretora do Instituto Alziras, Michelle Ferreti; a Diretora Regional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas, Helinah Cardoso; a representante dos Programas da Delegação da União Europeia no Brasil, Stephanie Horel; o Analista de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI SAMS, Luiz Gustavo Pinto entre outros.

Fonte: Ascom/PMB

Hydro

Compartilhe:

Governo do Estado 1
Hydro
New Fortress
Governo do Estado 2
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado 3
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem