Nos dias 1, 2 e 3 de agosto será realizado em Barcarena o “I Encontro Regional ICLEI Amazônia: governos locais e desenvolvimento urbano sustentável”, um evento híbrido de palestras, debates com pautas voltadas a políticas públicas de desenvolvimento urbano sustentável. A participação do cientista climático, Carlos Nobre, é o principal destaque da programação.
Foto: Divulgação/ Roda Viva
A programação presencial é restrita a representantes de governos locais e subnacionais, além de parceiros e convidados. O público em geral pode acompanhar tudo em tempo real na transmissão ao vivo que ocorrerá pelo Canal da Prefeitura de Barcarena no YouTube.
O I Encontro Regional ICLEI Amazônia tem uma agenda com palestras e debates sobre sustentabilidade urbana. O climatologista, pesquisador e especialista em aquecimento global, Carlos Nobre fará a principal palestra do encontro, intitulada “A Amazônia próxima de um ponto de não-retorno: a urgente necessidade de soluções sustentáveis”.
O pesquisador é reconhecido mundialmente por sua dedicação às questões envolvendo a região amazônica. O cientista da USP foi um dos primeiros defensores da teoria de que o rápido desmatamento da Amazônia transformaria a região em uma savana. Carlos Nobre foi eleito membro da academia científica da Royal Society. Nobre é o primeiro membro brasileiro da academia científica do Reino Unido, desde que o imperador Dom Pedro II se juntou ao grupo no século 19.
Durante os três dias do encontro do ICLEI em Barcarena, o público poderá acompanhar virtualmente debates acerca do desenvolvimento verde, como:
– “Bioeconomia, Empreendedorismo e Inovação: caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”;
– “Adaptação e Resiliência nas Cidades Amazônicas”;
– “Fórum de Cidades Pan-Amazônicas (FCPA) – Governos Locais do Brasil como Agentes de Mudança e Líderes na Ação Climática da Região Amazônica”, entre outros temas importantes.
Além da rede ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Barcarena, o encontro tem o apoio do Instituto Humanize. Veja a programação completa no site da organização.
Por: Edinei Campos – Portal Barcarena