Desde a última segunda-feira, equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Agricultura (SEMAGRI), realizaram as visitas nos estabelecimentos que fazem a venda do açaí em Barcarena. O objetivo inicial é chamar os responsáveis para fazerem o cadastramento de licenciamento dos seus pontos de venda, mas futuramente os profissionais da área poderão participar de um projeto municipal em benefício da merenda escolar.
Fotos: ASCOM/ Prefeitura Municipal de Barcarena
O secretário de agricultura, Edson Cardoso e a coordenadora da vigilância sanitária, Daniele Brandão, acompanharam as visitas. Eles explicam que a fiscalizações nos pontos de venda de açaí devem ser periódicas e que a ação conjunta é parte do ordenamento e qualificação dos batedores de açaí de Barcarena.
Sobre a necessidade dos estabelecimentos realizarem o referido cadastro, Daniele Brandão ressalta que “É importante garantir a qualidade do fruto ofertado à população, principalmente por ser fornecido ‘in natura’, pois se aquele alimento estiver contaminado e não passar pelo procedimento de higienização e branqueamento, poderá transmitir Doença de Chagas aos consumidores”.
Edson Cardoso explica que tudo isso está ligado a qualificação dos profissionais “Dessa forma, estaremos garantindo a qualidade do açaí consumido em Barcarena e ampliando o mercado institucional, para gerar renda aos batedores e cuidar da saúde de todos. É parte de um ordenamento e qualificação dos batedores de açaí, para que estejam aptos ao fornecimento em programas de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, para a Merenda Escolar e para o atendimento de famílias em insegurança alimentar (assistidas pela Secretaria de Assistência do município)”, disse.
Como existem inúmeros pontos de venda de açaí nas imediações de Barcarena, a Semagri pede que os batedores procurem o prédio da Vigilância Sanitária, para fazerem o seu cadastro. O prédio fica na rua Gabriel Furtado, entre Magalhães Barata e Santo Antônio, Barcarena-sede, com funcionamento de segunda a sexta, de 7h às 15h.
Por: Portal Barcarena – Edinei Campos