A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) anunciou nesta quinta-feira (21) a venda de sua participação de 3,03% na refinaria de alumina Alunorte, localizada em Barcarena, para a multinacional Glencore. O valor do negócio foi fechado em R$ 236,8 milhões, com pagamento à vista.
Com uma produção anual de 6,3 milhões de toneladas, a Alunorte é a maior refinaria de alumina do mundo fora da China. Fundada em 1995 pela antiga Companhia Vale do Rio Doce, a unidade é controlada atualmente pelo grupo norueguês Norsk Hydro, que também opera a Hydro Paragominas, fornecedora de bauxita para a refinaria.
A refinaria transformaria o minério de bauxita, proveniente da Mineração Paragominas e da Mineração Rio do Norte (MRN), em alumina e hidrato. Parte da produção de alumina é destinada à Albras, onde é convertida em lingotes de alumínio, matéria-prima para aplicações industriais diversas, incluindo as Extrusões da Hydro.
Segundo a CBA, a operação está alinhada à sua estratégia de foco no segmento de alumínio. “A venda está alinhada à estratégia da CBA de focar no core business do negócio alumínio, uma vez que a companhia é autossuficiente em alumina, sendo a integração na cadeia uma de suas principais vantagens competitivas”, afirmou a empresa em comunicado.
O acordo já foi aprovado pelo Conselho de Administração da CBA e depende da validação em assembleia extraordinária da Alunorte para ser concluído.