A CELBA (Centrais Elétricas Barcarena S.A.) recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para iniciar a pré-operação do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (TGNL), localizado em Barcarena, no Pará. A autorização, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (4), inclui, em específico, a Estação de Transferência de Custódia (ETC) situada na área da Usina Termoelétrica Novo Tempo (UTE Barcarena).
O terminal da CELBA conta com uma infraestrutura estratégica para o processamento e distribuição de gás natural na região. A estação de transferência, localizada no Porto Organizado de Vila do Conde, é conectada ao terminal por um gasoduto de 3.030 metros de extensão. A ETC é responsável por adequar as condições do gás para entrega a duas estações de distribuição operadas pela Companhia de Gás do Pará.
A ETC foi projetada para operar com uma vazão máxima de 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, garantindo uma distribuição eficiente para suprir as necessidades energéticas da usina termoelétrica e outras operações industriais em Barcarena.
A autorização é válida até o dia 3 de outubro de 2024 e reforça. A autorização da ANP destaca que a pré-operação só será mantida caso as condições técnicas estabelecidas sejam rigorosamente seguidas.
Foto: Roni Moreira/Ag.Pará