No dia 19 de agosto, o jornalista e escritor infanto-juvenil Thiago Cascabulho chega a Barcarena para uma semana de atividades voltadas à preservação das águas. Ao longo de cinco dias, Cascabulho se reunirá com cerca de 200 professores e 1.200 alunos das escolas municipais de ensino fundamental, como parte do Projeto Douradinho, que celebra 22 anos de atuação em todo o Brasil.
O ponto alto do projeto, patrocinado pela Santos Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, será a realização de 15 encontros nas escolas municipais, entre os dias 19 e 23 de agosto. O projeto utiliza o livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, escrito por Cascabulho, que aborda questões ecológicas de forma lúdica e poética, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação das águas.
O Projeto Douradinho tem como objetivo principal oferecer a crianças e adolescentes conhecimento sobre a importância das águas para a vida no planeta, além de capacitar professores para que possam aplicar e aprofundar esses conhecimentos em sala de aula, incentivando ações de defesa e preservação dos rios.
“Encontros com autores ainda são raros nas escolas brasileiras. Além de discutir temas como a defesa das águas e as mudanças climáticas, busco inspirar o surgimento de novos leitores e autores. O mundo precisa de novos pontos de vista, e é na valorização da pluralidade e diversidade de vozes que reside a defesa da vida”, afirma Cascabulho.
Além dos encontros presenciais, o Projeto Douradinho oferece cursos em formato EAD, disponíveis no site oficial, com certificação de oito horas autenticada pela Pedagoga Para Liberdade. Para mais informações sobre o Projeto Douradinho, acesse: www.projetodouradinho.com.br
SOBRE O PROJETO DOURADINHO
O Projeto Douradinho é um programa cultural de educação ambiental e incentivo à leitura, que utiliza a obra literária infanto-juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio” como ferramenta de conscientização sobre a defesa dos rios. Em 2024, o projeto é patrocinado pela Santos Brasil e será realizado em cinco cidades dos estados de São Paulo, Maranhão, Pará e Alagoas.