Na última segunda-feira (13), moradores de oito bairros de Barcarena enfrentaram interrupções no abastecimento de água devido a uma manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água. A situação foi esclarecida em nota pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena (ARSEP) e pela concessionária Águas de São Francisco.
Os bairros afetados foram Vila dos Cabanos, Jardim Cabano, Jardim Paraíso, São José, Nossa Senhora de Fátima, Boa Vista, Renascer com Cristo e Luz Divina. A Coordenadora de Operações da ARSEP, Priscila Sonda, explicou que uma falha na bomba principal de distribuição de água exigiu uma manutenção emergencial. Durante o processo, a bomba reserva também precisou de ajustes técnicos, resultando em uma paralisação de aproximadamente oito horas no dia 13.
A despressurização da rede de abastecimento causou a necessidade de descargas para evitar a distribuição de água com resíduos de ferro e manganês, que poderiam escurecer a água. A normalização do abastecimento iniciou no decorrer do dia 14 e seguiu gradativamente.
Embora o sistema tenha voltado a funcionar, algumas residências relataram baixa pressão e água escurecida. A ARSEP recomenda que os afetados procurem a loja da Águas de São Francisco para medidas corretivas. A concessionária afirmou que monitora a qualidade da água e orienta que qualquer problema seja comunicado imediatamente através dos canais oficiais da empresa.


Uma resposta
A Concessionária somente veiculou informações de paralisação no fornecimento de água após a circulação de vídeos denunciando a falta d’água e sujeira no retorno da mesma, quando deveria comunicar aos consumidores antecipadamente.
Por outro lado, todos os dias a concessionária faz a suspensão no fornecimento entre 2 e 3 vezes.
O texto acima é uma nota conjunta entre Concessionária e Agência Reguladora, no sentido de minimizar os impactos causados aos barcarenenses, bem como camuflar um problema crônico de falta de água.