Na manhã desta quinta-feira (19), funcionários de uma empresa de beneficiamento de caulim interditaram a rotatória do Trevo do Peteca, na PA-483, acesso ao Complexo Portuário de Vila do Conde, em Barcarena. O protesto é uma resposta à decisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), que suspendeu as atividades de uma mineradora em Ipixuna do Pará, comprometendo as operações de beneficiamento de minério em Barcarena.
Cartazes do protesto na rotatória chamavam atenção para as consequências da suspensão das operações das atividades mineradoras, que estariam afetando diretamente os colaboradores.
A SEMAS paralisou as atividades da mina de extração de caulim em Ipixuna do Pará em julho de 2024, devido ao não cumprimento das condicionantes da licença de operação, conforme divulgado pelo Jornal O Liberal.
A mina pertence ao grupo Artemyn, que assumiu os ativos da Imerys relacionados ao mercado de papel em julho deste ano. A Imerys, multinacional francesa que atua no Brasil desde 1996, é especializada na produção e processamento de minerais industriais, incluindo Carbonatos de Cálcio, Caulim e Perlita.
O Portal Barcarena solicitou uma nota da SEMAS sobre a suspensão das atividades da mina de extração de caulim e aguarda retorno.
Foto: Sillas Rodrigues – Redes Sociais