As obras da Usina da Paz de Barcarena avançam, com as principais fundações das edificações centrais concluídas, conforme informou nesta semana a ENGEKO Engenharia, empresa responsável pelo projeto, localizado no bairro Zita Cunha. A construtora, especializada em empreendimentos industriais e comerciais, celebrou o progresso com uma cerimônia entre os colaboradores.
A primeira Usina da Paz da cidade integra o programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e conta com financiamento das empresas Hydro e Albras.
Ao Portal Barcarena, a Seac informou que o projeto de construção da Usina da Paz do município de Barcarena já alcançou aproximadamente 25% de serviços executados. As equipes de trabalho estão atuando na montagem das estruturas em ferro dos prédios que vão compor o complexo.
Com mais de 70 serviços voltados à população em situação de vulnerabilidade, o complexo oferecerá atividades nas áreas de cultura, esporte e cidadania, além de atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos. Haverá também consultoria jurídica, emissão de documentos e cursos profissionalizantes em diversas áreas, como gastronomia, robótica, balé e natação.
PARÁ – As Usinas da Paz consolidaram-se como um dos programas de cidadania mais bem-sucedidos do país, alcançando mais de 6,3 milhões de atendimentos desde 2021. Atualmente, nove unidades já estão em funcionamento na Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua e Marituba) e no sudeste do estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Outras 28 estão em construção, distribuídas em municípios estratégicos, como Altamira, Marabá, Cametá, Abaetetuba, Santarém e Barcarena. Até o final de 2026, o governo do Pará prevê a implantação de 40 novas Usinas em diferentes cidades.
Foto: Renato Bartelega/Redes Sociais