Portal Barcarena
@portalbarcarena
Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
AGRONEGÓCIO

Governo Federal propõe novo traçado para Ferrogrão ao STF para destravar projeto

Governo Federal propõe novo traçado para Ferrogrão ao STF para destravar projeto
O novo plano, elaborado após pedido do ministro Alexandre de Moraes, prevê que a Ferrogrão siga por aproximadamente 50 quilômetros ao longo da BR-163.

O Governo Federal apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova proposta de traçado para a Ferrogrão, em manifestação assinada pelo advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias. A ideia é que o traçado da ferrovia siga ao lado da BR-163, na faixa de domínio da rodovia, como forma de reduzir o impacto ambiental e acelerar o projeto, que está parado há mais de uma década. O novo plano foi elaborado após um pedido do ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com o documento, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) foi atualizado pelo Ministério dos Transportes e concluiu que a ferrovia poderia seguir nos limites da BR-163, evitando interferências no Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, e minimizando os impactos sobre terras indígenas. O novo traçado prevê que a Ferrogrão siga por aproximadamente 50 quilômetros ao longo da rodovia, especialmente nas proximidades do parque.

A Ferrogrão, que é um projeto estratégico do governo para expandir a malha ferroviária e impulsionar o escoamento de grãos do Centro-Oeste pelos portos do Arco Norte, enfrenta obstáculos legais. A nova proposta busca encerrar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo PSOL, que questiona as possíveis mudanças nas demarcações de terras indígenas.

Apesar do avanço nos estudos, o tema ainda não foi discutido com os povos indígenas que vivem na região. No entanto, a União destacou que o impacto ambiental será mínimo, com previsão de apenas 21 km de desmatamento. Além disso, o governo garantiu que o projeto não prevê terminais intermediários em áreas de vegetação nativa, e que o transporte ferroviário será totalmente regulado, com o concessionário responsável por verificar a legalidade da carga transportada.

O projeto da Ferrogrão ainda está em fase inicial de licenciamento ambiental, com o Ibama, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) analisando o empreendimento. O advogado-geral da União também negou rumores de que o leilão da ferrovia ocorreria antes da conclusão dos estudos, afirmando que diversas etapas do projeto ainda precisam ser finalizadas.

A Ferrogrão, oficialmente chamada de EF-170, é uma ferrovia projetada para formar um corredor de exportação entre Sinop (MT) e o porto de Miritituba (PA), com 933 km de extensão e um investimento estimado de R$ 25 bilhões.

Fonte: Estadão Mato Grosso | Foto: Ministério da Infraestrutura/Divulgação

Hydro

Compartilhe:

Veja mais:

Sicredi
Governo do Estado 1
Governo do Estado - Verão 2024
New Fortress
ASF
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
Hydro
previous arrow
next arrow

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem