Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Hydro se posiciona sobre ação civil movida no Tribunal de Roterdã, na Holanda

Tribunal de Roterdã decide pela continuidade de ação civil contra Norsk Hydro
A empresa negou alegações apresentadas e destacou que as atividades da Alunorte e da Albras na região de Barcarena são devidamente licenciadas

A Norsk Hydro se pronunciou sobre a decisão do Tribunal de Roterdã, que deu continuidade ao processo movido pela Associação Cainquiama e nove indivíduos contra a multinacional norueguesa e suas subsidiárias holandesas. A decisão, emitida no último dia 29 de maio de 2024, determinou que o caso seguirá para maiores discussões em primeira instância, rejeitando a alegação de prescrição dos fatos apresentada pela empresa.

“A Hydro nega as alegações apresentadas pelos requerentes. A principal alegação apresentada no caso é o suposto vazamento das áreas de armazenamento de resíduos de bauxita da Alunorte após fortes chuvas em Barcarena em 2018. A Hydro reitera que nenhum transbordo foi confirmado por mais de 90 inspeções no local, inclusive pelas autoridades competentes”, afirmou a empresa.

A Hydro também destacou que “as atividades da Alunorte e da Albras na região de Barcarena são devidamente licenciadas e as operações são monitoradas e auditadas pelas autoridades competentes. A Hydro tem o compromisso de ser uma boa vizinha, agindo com responsabilidade e colocando a saúde, o meio ambiente e a segurança em primeiro lugar onde quer que opere.”

O processo movido na Holanda alega que a exposição a resíduos tóxicos do processamento de bauxita causou problemas de saúde entre os moradores de Barcarena. Representando cerca de 11 mil pessoas, os demandantes, incluindo a Associação Cainquiama e nove indivíduos, buscam indenização por danos morais e materiais causados pela exposição contínua a resíduos tóxicos, resultado das operações de processamento de alumínio na região.

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Hydro
New Fortress
Governo do Estado 2
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado 3
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem