Um confronto entre policiais e um suspeito de comandar uma série de roubos na região ribeirinha de Igarapé-Miri e Abaetetuba terminou com a morte do investigado, conhecido como “Rafinha do Itamimbuca”, na tarde da terça-feira (18), no bairro Laranjal, município de Barcarena. O episódio ocorreu durante a segunda fase da Operação Portas Fechadas, que é resultado de intenso trabalho de inteligência realizado pela Delegacia de Igarapé-Miri, em conjunto com a Delegacia de Vila dos Cabanos, a Polícia Militar e a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC).
De acordo com as investigações, Rafinha era apontado como um dos líderes de uma facção criminosa que atua na região ribeirinha de Igarapé-Miri. Ele estava foragido há seis meses e era investigado por envolvimento em diversos roubos, incluindo um assalto a uma cooperativa de trabalhadores rurais, onde foram levados cerca de R$ 200 mil. Além disso, ele tinha antecedentes por roubo circunstanciado, posse ilegal de arma de fogo e roubo a banco.


Com um mandado de prisão temporária expedido pela Vara Única da Comarca de Igarapé-Miri, as equipes se deslocaram até a Rua Eduardo Coelho, no bairro Laranjal, em Vila dos Cabanos, onde o suspeito estava escondido. Ao ser localizado, Rafinha reagiu e disparou contra os policiais com um revólver calibre .38. Em resposta, os agentes revidaram e o atingiram. Ele foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila dos Cabanos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
No local, foram apreendidos o revólver utilizado pelo suspeito, munições deflagradas e intactas, uma porção de substância vegetal semelhante à maconha e um aparelho celular. O corpo foi encaminhado para necrópsia, e um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do caso.
A Operação Portas Fechadas já havia resultado na prisão de outros quatro suspeitos envolvidos em um assalto a uma residência na Vila Maiauatá, em junho de 2024, onde foram roubados veículos, joias e dinheiro. A ação continua em andamento, com o objetivo de desarticular grupos criminosos que atuam na região.