Militares da Marinha do Brasil apreenderam três comboios com oito balsas transportando madeira, durante uma fiscalização no último domingo (9), nas proximidades da divisa dos municípios de Barcarena e Belém.
Segundo a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), a ação identificou irregularidades em todas as balsas
“Todos os comboios apresentavam irregularidades, comprometendo a segurança da navegação. Um dos empurradores não apresentava condutor habilitado, nem documentos da embarcação, e todas as balsas estavam com excesso de carga”, informou.
O primeiro comboio, carregado com 2 mil metros cúbicos de toras de madeira, foi interceptado nas proximidades da Ilha das Onças, em Barcarena, e conduzido ao Porto Fluvial Brucutu, em Belém. O segundo comboio, transportando 1 mil metros cúbicos, e o terceiro, com 1,5 mil metros cúbicos, foram abordados próximo ao Furo do Carnapijó e escoltados até o Distrito Industrial de Ananindeua e o município de Santa Bárbara do Pará, respectivamente.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) foi acionada para verificar as cargas.
A Marinha do Brasil reforça que, em casos de situações de risco à segurança da navegação, à vida humana no mar e nas vias navegáveis ou ameaças de poluição aos recursos hídricos, todos os cidadãos podem denunciar pelo número 185. No Pará, a CPAOR também atende pelos telefones (91) 3218-3950 e (91) 98134-3000 (WhatsApp).
Fonte: Agência Marinha de Notícias