DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
Governo do Estado
previous arrow
next arrow

Ministro de Minas e Energia visita refinaria Hydro Alunorte para conhecer projetos de descarbonização

Foto: Ministério de Minas e Energia
Alexandre Silveira e outras autoridades puderam conhecer de perto os esforços da refinaria em tornar sua matriz energética mais sustentável, incluindo o uso de gás natural em suas operações.

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou as instalações da refinaria Hydro Alunorte, em Barcarena, como parte de sua agenda no Pará nesta quarta-feira, 28. O ministro teve a oportunidade de conhecer o que a maior refinaria de alumina certificada do mundo está fazendo para tornar sua matriz energética mais sustentável. Acompanhado pelo o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa; a vice-prefeita Cristina Vilaça; o deputado estadual Lu Ogawa; o presidente da Companhia dos Portos, Jardel Rodrigues da Silva; o presidente da Câmara de Barcarena, Windsor Kokinha; e o vereador Junior Ogawa, o ministro visitou as instalações internas preparadas pela Hydro Alunorte para uso do gás natural na refinaria.

Durante a visita, John Thuestad, vice-presidente executivo de Bauxita e Alumina da Hydro, destacou os esforços da empresa em descarbonizar suas operações.

“Hoje, tivemos a oportunidade de mostrar ao ministro Alexandre Silveira e algumas das principais autoridades do Pará e de Barcarena tudo que a Hydro Alunorte vem implementando para descarbonizar suas operações, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e a ambição de produzir um alumínio mais verde”, afirmou Thuestad.

Neste dia 28, marcado pela inauguração do terminal de importação da New Fortress Energy, resultado de uma parceria entre a empresa, o Governo do Pará e outros parceiros viabilizadores da chegada do gás natural no estado, a~Hydro Alunorte dá um passo adiante para a transição energética em sua cadeia de produção. A empresa poderá iniciar a produção de alumina com o uso de gás natural, concretizando compromissos assumidos com o Governo do Estado e contribuindo para a descarbonização das operações.

Com um investimento aprovado de R$1,3 bilhão, a Hydro Alunorte será o primeiro consumidor de gás natural no estado do Pará. Segundo Anderson Baranov, vice-presidente de Relações Externas da Hydro na América do Sul, a mudança da matriz energética para o uso do gás natural em seu processo produtivo, além de contribuir para a descarbonização de suas operações, será um catalisador para a implementação da distribuição de gás para toda a região do Pará.  

O projeto de substituição do óleo pesado pelo novo combustível nas operações da refinaria resultará na redução anual da emissão de 700 mil toneladas de carbono, o equivalente à redução de 30% nas emissões das caldeiras e calcinadores. O projeto é uma das principais iniciativas de descarbonização da companhia e viabilizador chave para a ambição da Hydro global de reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2030. 

Além da adoção do gás natural, a Hydro Alunorte está investindo em fontes renováveis, como energia solar e eólica, e explorando alternativas como o uso de biomassa proveniente do caroço do açaí, visando uma matriz energética mais sustentável e contribuindo para a economia circular na região.

Fonte: Hydro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

Governo do Estado
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow