DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
Governo do Estado
previous arrow
next arrow

“Mulherão” de verdade é aquela que se dedica voluntariamente para promover a inclusão social!

Hoje nossa homenageada é Irene da Silva Gomes, pedagoga, especialista em inclusão social e educacional. Mãe de 3 filhos e fundadora da ONG Prisma Solidário.

Nascida em Teresina-PI, Irene chegou em Barcarena nos anos 80 com sua família, se aposentou após 34 anos de dedicação na área pedagógica, porém seu trabalho não parou por aí.

Conhecendo e participando da história de Barcarena, em 1997 iniciou em família um projeto social para ajudar jovens residentes na comunidade ribeirinha da Fazendinha, oferecendo atividades voltadas para educação, esporte, cultura e lazer. Em 2010 foi fundada a Instituição Prisma Solidário (25 anos de atuação), cujo objetivo é ajudar crianças e adolescentes que fazem parte de grupos inseridos no contexto de vulnerabilidade social.

“Esta foi uma forma que encontramos de contribuir para o crescimento de nossa comunidade. Hoje tenho a família e a instituição como prioridades na minha rotina de trabalho. Atualmente atendemos 90 famílias e 170 crianças, aproximadamente 59% no espaço da instituição e 41% em suas residências através de suporte alimentar”, nos contou Irene.

Como educadora, teve a oportunidade de contribuir com a formação de muitas crianças e jovens, hoje trabalhadores que atuam no comércio e indústria local. ” Fazendo uma retrospectiva de como era Barcarena quando chegamos aqui e como se encontra hoje, me sinto fazendo parte da história da cidade” – continua ela, “Posso me definir como uma pessoa que procurou, ao longo da vida, transformar sonhos em realidade, compartilhando cada momento, cada sucesso, cada desafio com a família, com os amigos e a comunidade”.

Sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, Irene comentou que, “É um convite para enxergarmos as grandes mulheres que estão na luta todos os dias por novos espaços e pelo reconhecimento de sua competência e grandeza. Além de ser um dia para lembrarmos que muito precisa ser feito em prol da liberdade daquelas que ainda sucumbem pela opressão e indiferença. Que o dia das mulheres se multiplique e faça florescer o respeito e a dignidade. Que cada uma possa se sentir bela e poderosa, dona de seus talentos e criadora de oportunidades”.  

O Portal Barcarena homenageia Irene Gomes, como símbolo de todas as mulheres que fazem da educação a sua prioridade na vida.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

Governo do Estado
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow