Na manhã desta quarta-feira (19), um navio de bandeira portuguesa, atracado no Porto de Vila do Conde carregado de minério (alumina), precisou ser evacuado, após uma suspeita de bomba. A ação teve início quando um artefato suspeito foi encontrado a bordo, desencadeando a imediata intervenção da Polícia Militar e do esquadrão de bombas.
A companhia Docas do Pará, CDP, disse à reportagem do Portal Barcarena que a Polícia Federal foi acionada junto com o Esquadrão Anti-Bombas. A área foi totalmente isolada e as operações portuárias nos berços 101, 102, 201 e 202 foram paralisadas. O cão farejador da Polícia Federal indicou a presença de material suspeito, e o esquadrão antibomba está atualmente desarmando o artefato em uma área segura.
O incidente gerou bastante repercussão nas redes sociais, com vídeos viralizando na manhã desta quarta-feira.
POSICIONAMENTO DA CDP
“A companhia Docas do Pará, CDP, informa que o Navio Cristal Confidence de bandeira portuguesa, atracado nesta manhã, no Porto de Vila do Conde carregado de minério (alumina) encontra-se isolado.
A tripulação, após descarregar material, se deparou com artefato suspeito e informou a Administração do Porto de Vila do Conde.
Imediatamente o Plano de segurança da CDP foi acionado e passou a adotar o protocolo previsto para esse tipo de incidente.
A Polícia Federal foi acionada junto com o Esquadrão Anti-Bombas.
A área foi totalmente isolada e as operações portuárias nos berços 101, 102, 201 e 202 foram paralisadas.
O cão farejador da Polícia Federal, acusou a existência de material explosivo, por isso o esquadrão antibomba neste momento está desarmando o artefato em área segura.
Todos os tripulantes foram retirados da embarcação e a área continua totalmente isolada.
A Administração do Porto, a guarda portuária e a Polícia Federal estão acompanhando o incidente.”
Foto:Reprodução/PF