DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Programa ‘CNH Pai D’égua’ disponibiliza 60 mil vagas para obtenção gratuita da habilitação no Pará; veja o cronograma para Barcarena

Setenta por cento das vagas estão destinadas à obtenção da primeira CNH, 15% para adição das categorias A ou B e 15% para mudança de categoria B para D.

O governo do Pará oficializou o lançamento da segunda edição do programa “CNH Pai D’égua”, uma iniciativa executada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Com o intuito de beneficiar 60 mil pessoas, o programa disponibilizará vagas para os 144 municípios do estado, seguindo um cronograma específico para cada regional de trânsito. A Região Metropolitana de Belém, na qual Barcarena está inserida, contará com 20 mil vagas.

As inscrições para o programa estarão abertas no período de 18 a 27 de março de 2024, oferecendo aos moradores a oportunidade de obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Todo o processo de inscrição será realizado de forma online, por meio do site cnhpd.detran.pa.gov.br.

Cronograma para Barcarena:

O cronograma estabelecido para a Região Metropolitana, Marajó, Abaetetuba, Capanema, Paragominas e Tucuruí, prevê inscrições de 18 a 27 de março de 2024, com a divulgação da lista de aprovados marcada para 12 de abril de 2024. Os candidatos selecionados poderão realizar as etapas de exames nas Ciretrans, com a entrega dos passaportes programada para ocorrer entre 22 de abril e 1º de maio de 2024. A matrícula está prevista para o período de 6 a 15 de maio de 2024.

Nesta edição do programa, podem participar os residentes no Pará, maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Os participantes selecionados terão acesso gratuito aos procedimentos para obtenção da primeira habilitação, mudança e adição de categoria, sem qualquer custo ou taxas.

O objetivo do CNH Pai D’égua é oferecer formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores no Pará, assegurando o acesso gratuito à CNH em todas as fases do processo para a população de baixa renda. O edital completo, com todas as informações do programa, foi publicado no Diário Oficial do Estado em 9 de janeiro de 2024.

Setenta por cento das vagas estão destinadas à obtenção da primeira CNH, 15% para adição das categorias A ou B e 15% para mudança de categoria B para D. As vagas estão distribuídas em várias regiões do estado, abrangendo uma diversidade de municípios.

Durante o lançamento do programa, realizado hoje, 10, o governador Helder Barbalho reforçou o caráter social do Programa, que foi criado para beneficiar pessoas de baixa renda que queiram utilizar a Carteira Nacional de Habilitação para melhorar a renda familiar.

“O custo para tirar uma CNH é muito alto, são muitos exames e a pessoa tem que pagar uma autoescola que compromete a renda familiar, por isso, o CNH Pai D’égua vai ofertar 60 mil vagas este ano para quem mais precisa, para pessoas em dificuldade social e que queiram usar a carteira pra ser mototaxista, motorista de aplicativo ou de outros veículos e, assim, garantir o sustento da família”, destacou o governador.

Compartilhe:

Governo do Estado 1
Governo do Estado 3
Governo do Estado 2
DM Benefícios
New Fortress
ASF
Búfalo Brasil
Dm Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem