DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Projeto ‘Mulheres do Nosso Bairro’ empodera e capacita barcarenenses para os desafios do mercado de trabalho

Além de proporcionar capacitações,a iniciativa tem facilitado o acesso das participantes ao mundo digital e suas ferramentas.

Há aproximadamente um ano, o projeto Mulheres do Nosso Bairro vem transformando vidas em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. Oferecendo cursos em áreas-chave como informática, oratória, empreendedorismo e habilidades socioemocionais, o programa itinerante tem sido uma porta de entrada para dezenas de mulheres que almejam conquistar independência financeira e profissional.

A iniciativa, apoiada pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) em colaboração com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Aliança Bioversity & CIAT, e executada pela Talento RH, já formou mais de 150 mulheres, capacitando-as para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Uma dessas histórias de sucesso é a de Mayara Barbosa, que encontrou no projeto a oportunidade de ingressar no programa Jovem Talento da Hydro Alunorte. “O curso foi um divisor de águas para nós, mulheres com histórias diversas, com o desejo comum de crescimento. As habilidades adquiridas abriram portas para mim, permitindo que eu conseguisse uma colocação como jovem aprendiz e vislumbrasse um futuro repleto de realizações”, compartilha Mayara.

Selecionado para a Base Estruturante da Plataforma Conexões Sustentáveis, na categoria de infraestrutura inclusiva e fomento à inovação, o projeto iniciou suas atividades em março do ano passado. Além de proporcionar capacitações, o Mulheres do Nosso Bairro tem facilitado o acesso das participantes ao mundo digital e suas ferramentas, promovendo também iniciativas com foco em inovação. “O projeto nasceu da percepção da necessidade de capacitar a mulher para atuar em múltiplas esferas. A partir de diálogos com diversos grupos sociais, o Fundo de Sustentabilidade Hydro identificou essa demanda. A receptividade foi extraordinária e superou nossas expectativas. Testemunhamos grandes conquistas, desde contratações até melhorias no ambiente de trabalho, na educação e no âmbito familiar. As participantes perceberam o valor do conhecimento e da informação em todas as áreas da vida”, destaca Daiane Costa, diretora do projeto.

Para este ano, o programa expandiu suas atividades com mais uma turma em Vila do Conde, iniciando em março. Além disso, estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barcarena, garantindo espaço na Quadra Poliesportiva Antônio Dias dos Anjos para instalação do Labtruck, onde serão oferecidas aulas itinerantes de informática.

“O Fundo de Sustentabilidade Hydro teve a sensibilidade de reconhecer a importância deste projeto para levar informação e conhecimento a essas mulheres. A ação visa principalmente integrá-las ao contexto do empreendedorismo local, auxiliando-as a contribuir mais significativamente para a renda familiar e a se tornarem mulheres independentes, empoderadas e valorizadas”, destaca Milene Maués, gerente de parcerias do FSH.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow