DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Rede Todos pelo Trabalho lança Guia de Profissões em Barcarena

O documento apresenta um conjunto de informações que contribuem para o planejamento de ações de promoção do acesso ao trabalho.

O 1º Seminário de Educação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável em Barcarena, realizado na última quarta-feira, 24, na Escola Técnica de Ensino do Pará Maria Siqueira dos Santos (EETEPA), discutiu oportunidades de qualificação profissional baseadas na aptidão econômica do município. Entre os destaques do evento, está o lançamento do Guia de Profissões da rede Todos pelo Trabalho (TpT), iniciativa de fomento ao emprego, trabalho e renda em Barcarena, implementado com apoio da Hydro, Alunorte e Albras em 2018.

Durante o evento, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Hydro, Milene Maués, gerente de Parcerias do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), ressaltou a importância da parceria para o lançamento do Guia de Profissões.

“Hoje representa para nós um marco essa parceria com a Escola Técnica e a possibilidade de apresentar uma produção do projeto que traz o perfil de mão de obra local e os dados sobre a economia do município para discutir com outros atores da região, como os professores da formação técnica do município. Assim, podemos avançar na construção de um planejamento para os próximos anos em Barcarena”.

O Guia de Profissões conta com diversas informações levantadas por meio de diálogo social estabelecido no âmbito do projeto como pesquisa qualitativa realizada pela própria equipe do projeto junto a empresas atuantes na cidade, além de dados do IBGE e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. “Este guia foi criado por um conjunto de atores que se dispôs a dialogar e gerar o conteúdo, algo palpável que trouxemos aqui hoje. Que este dia marque a consolidação da rede Todos pelo Trabalho com os envolvidos e ações efetivas para fazermos a diferença, não apenas em Barcarena, mas quem sabe a nível de Estado com esta parceria”, comenta Daiane Costa, representante da rede TpT. 

O Guia, disponível no link, contribuiu com informações fundamentais para os debates levantados durante o seminário sobre políticas públicas, papéis de empresas e da sociedade e oportunidades no mercado de trabalho. Aproximadamente cem pessoas participaram das discussões entre alunos, professores e representantes de empresas que atuam nas áreas. 

“O objetivo da Hydro ao passar a Escola Técnica para o Estado é torná-la um polo de educação pulsante. Esse seminário é um grande marco pois sabemos que a escola já está funcionando de forma estruturada, pensando no futuro e no desenvolvimento da região. É uma oportunidade para empresas, sociedade civil e governo conversarem e traçarem as diretrizes educacionais para promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas”, Paula Marlieri, gerente sênior de Relações Externas da Hydro.

Fonte: Hydro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow